Núcleos de estudos em agroecologia contam com recursos de R$ 1 milhão

A produção de alimentos orgânicos movimenta US$ 50 milhões por ano em todo o mundo. No Brasil, recursos de aproximadamente R$ 1 milhão, de cinco ministérios, foram liberados nesta quarta-feira, 30, para a implantação de núcleos de estudos em agroecologia e produção de orgânicos. O dinheiro será usado na implementação de núcleos em instituições federais de educação profissional e tecnológica de 20 estados.

Os núcleos envolverão professores, estudantes e a comunidade do entorno das instituições de ensino ligadas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os projetos selecionados, apresentados ao Ministério da Educação em maio, devem ser desenvolvidos até o fim de 2011, mas há a perspectiva de os núcleos se tornarem permanentes. “Estamos lidando com os desdobramentos de séculos de desequilíbrio ecológico”, destacou o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. “A agricultura familiar é hoje uma orientação hegemônica nas escolas federais.”

Os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Ciência e Tecnologia estão ao lado do MEC na liberação de recursos. A discussão e o estabelecimento do programa vem de 2006 e envolve também os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário. “Plantamos hoje uma semente que crescerá com o apoio das instituições envolvidas”, afirmou Hellinton Rocha, secretário adjunto do Ministério da Agricultura.

Cultura

A proposta de implementar núcleos de pesquisa e estudo em agroecologia pretende transformar alunos, professores e membros da comunidade envolvidos em multiplicadores de uma nova postura com relação ao consumo e à produção de alimentos. “Temos um curso superior de agroecologia com inscrições abertas e realizamos estudos sobre o assunto, mas não podemos afirmar que temos uma escola ecologicamente sustentável”, disse o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Aléssio Trindade. “Estamos no caminho.” O instituto de Brasília está entre as instituições que receberão núcleos de pesquisa.

Dos 49 projetos apresentados ao MEC,
30 foram selecionados para receber recursos.

(MEC)

Data: 30/06/2010