Microscópio eletrônico adquirido pela UFCG amplia até 300 mil vezes

Aparelho custou R$ 800 mil e será usado no aperfeiçoamento de pesquisas desenvolvidas na universidade

Na última semana, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instalou o primeiro microscópio eletrônico por varredura da instituição. O aparelho custou R$ 800 mil e foi adquirido com recursos do Fundo de Infra-Estrutura (CT-Infra), do Ministério da Ciência e Tecnologia, para aperfeiçoamento das pesquisas desenvolvidas na universidade.

É equipado com microssonda eletrônica e tem capacidade de ampliação de até 300 mil vezes, com poder de resolução da ordem de 7 Angstroms, podendo operar amostras biológicas e diversos materiais utilizados em engenharia.

O aparelho será utilizado nas aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação e em programas de pós-doutorado, com o objetivo de complementar outros métodos de caracterização da microestrutura de materiais de forma mais ampla e genérica.

“Serão beneficiados, em todas as suas modalidades, cursos que vão desde a área de ciências biológicas até os do campo da engenharia”, explicou o professor Heber Ferreira, da Unidade acadêmica de Engenharia de Materiais (UAEMA).

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 30/06/2010