topo_cabecalho
Parceria científica com a Bélgica é fruto de novo edital

O edital do novo programa que visa promover a cooperação científica entre Brasil e Bélgica, o Programa Capes/WBI - modalidade Projetos Conjuntos de Pesquisa - foi publicado nesta terça-feira, 22. A iniciativa tem como objetivo apoiar o intercâmbio entre grupos de pesquisa brasileiros e belgas, nas especialidades de ciências biológicas e da saúde; agroindústria; e engenharias (nas especialidades mecânica, transporte e logística, aeronáutica e espacial). As inscrições vão até 5 de agosto.

 

O concurso vai selecionar projetos conjuntos de pesquisa com o início das atividades no ano de 2011. O programa tem base no acordo assinado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Wallonie Bruxelles International (WBI), em 4 de outubro de 2009.Podem se candidatar ao programa, propostas que estejam vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7, e que tenham caráter inovador. Os projetos devem considerar o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens da parceria internacional.

 

Os benefícios consistem em missões de trabalho, missões de estudo e recursos de material de consumo. As missões de trabalho consistem no financiamento de viagens para docentes doutores da equipe, com duração de sete a 15 dias. As missões de estudo consistem na concessão de bolsas no exterior aos estudantes participantes dos projetos, nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado.

 

Para os recursos de material de consumo está prevista a concessão anual de até R$ 10 mil reais à equipe brasileira, para a execução do projeto, que serão geridos pelo coordenador da equipe. A critério da Capes, um ou mais coordenadores de projetos aprovados poderão ser convidados para organizar seminários, fóruns ou reuniões de trabalho, recebendo auxílio financeiro para isso.

 

Dúvidas e demais informações podem ser obtidas pelo email cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para solicitações referentes ao formulário eletrônico o candidato pode escrever para o email bexeletronico.cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou telefonar para (61) 2022-6160.

 

Acesse o edital.

 

(Capes)


Data: 22/06/2010