UFCG estimula a criação de Núcleos Docentes Estruturantes na instituição

Formado por grupos de professores, os núcleos se responsabilizam pela construção, implementação e desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso

Visando contribuir com a melhoria da qualidade do ensino e das propostas institucionais, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está estimulando a criação de Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) nos cursos de graduação da instituição.

O NDE é formado por um grupo de professores altamente qualificados e engajados na construção, implementação e desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A criação do NDE no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) é uma recomendação do Ministério da Educação (MEC). Cada universidade tem autonomia para decidir se quer ou não instituir os NDE em seus cursos, exceto os cursos de Direito e Medicina.

De acordo com a coordenadora geral de graduação da UFCG, Hermília Junqueira, a idéia de ter parte do corpo docente acompanhando e avaliando o PPC é significativo e proveitoso para toda a comunidade acadêmica. “Isso possibilita que os cursos estejam em constante sintonia com as mudanças sociais e tecnológicas, processem essas mudanças de maneira mais amena para o alunado e para os docentes e se ponham na vanguarda do desenvolvimento, tendo a frente um grupo que efetivamente tenha vivenciado o PPC”, declara.

Exigências

Para criar um Núcleo Docente Estruturante (NDE) que atenda às mais elevadas exigências dos instrumentos de avaliação, é necessário que os participantes preencham alguns requisitos, tais como: o coordenador do curso deve possuir graduação na área do curso, doutorado nessa área e experiência no magistério superior de no mínimo cinco anos e faça parte do NDE; no mínimo 30% dos docentes devem fazer parte do NDE e que parte destes tenham participado da implantação do PPC e de sua consolidação; 50% dos docentes participantes do NDE sejam de regime integral e 100% dos docentes participantes do NDE possua pós-graduação stricto sensu, e destes 60% possuam o título de doutor.

São muitas exigências, mas que, para Hermília Ayres, compensam e vão refletir na melhoria do conceito de cada curso. “Esses professores poderão acompanhar o curso, propor alterações no PPC e a partir daí definir a elaboração de metas a serem alcançadas. Toda comunidade acadêmica sai ganhando”, ressalta.

Esse também é o pensamento da coordenadora do curso de Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), campus de Sousa, Ana Carolina Kruta. Ela acredita que as avaliações periódicas do núcleo vão promover melhorias e vão realinhar o curso para acompanhar as constantes mudanças no mercado. “Esse também é o pensamento do nosso colegiado o que facilitou a criação do nosso NDE”, revela.

Criado há dois meses, o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração em Sousa é composto por sete professores, com mestrado e regime de dedicação exclusiva. “Como nosso curso é recente, estamos funcionando há três períodos, nossa meta principal é aprovar e consolidar nosso PPC”, diz.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 22/06/2010