Novo Vestibular da UFCG vai utilizar as notas da prova do Enem

Para concorrer às vagas, candidato deve se inscrever no Enem e na UFCG

Foi apresentado na tarde da última segunda, 21, a uma platéia formada por diretores e coordenadores pedagógicos de diversas escolas de Ensino Médio de Campina Grande, o novo modelo de Vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A partir de agora, a UFCG vai utilizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como instrumento de classificação para ingresso nos cursos de graduação da instituição.

O presidente da Comissão de Processos Vestibulares da UFCG (Comprov), Marcos Gama, alerta que adoção da prova do Enem não significa que a universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). “As vagas da UFCG continuarão sendo destinadas exclusivamente àqueles que se inscreverem na Comprov”, ressaltou.

Inscrição no Enem

Para concorrer às vagas da UFCG, o candidato terá que se inscrever no Enem, para realizar a prova, e na Comprov, para fazer a opção de escolha do curso na UFCG. Para se inscrever na Comprov, será exigido o número de inscrição do Enem.

As inscrições para o Enem seguem até o dia 9 de julho e estão sendo realizadas através da página do MEC na internet (www.mec.gov.br). A taxa custa R$ 35 para os não-isentos.

Redução do valor da taxa

A data para as inscrições na UFCG ainda não foi definida. A expectativa é que sejam realizadas na segunda quinzena de julho. A taxa de inscrição na UFCG custará R$ 15 e o manual do candidato será disponibilizado gratuitamente através da página da Comprov. “Com a adoção deste novo modelo, teremos uma redução considerável dos custos operacionais, o que permitiu uma diminuição substancial do valor da taxa”, declarou Gama.

O presidente da Comprov ressalta ainda que a UFCG continuará aplicando as provas de habilidade específica dos cursos de Arte e Mídia, Música e Desenho Industrial. “Os candidatos que concorrerem às vagas destes cursos terão que fazer uma segunda opção de graduação, para o caso de não ser aprovado no teste”, enfatiza. Será cobrada uma taxa adicional no valor de R$ 10, referente ao teste de habilidade específica.

Isenção

Outro ponto abordado por Marcos Gama na apresentação foi a isenção da taxa de inscrição da UFCG. Os critérios serão os mesmos adotados pelo Enem. “Serão isentos os alunos de rede pública e os de privada, no caso de bolsistas, bem como aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e membros de família de baixa renda”, informa.

Receptividade

O Novo Vestibular da UFCG foi bem recebido pelos diretores das escolas de Campina Grande. “O Enem é um processo consolidado e, em breve, a adoção dele será uma consequência natural das universidades. Como nós já vínhamos preparando nossos alunos para este exame, não sentiremos muita diferença no nosso plano pedagógico”, revela Stellio Mendes, diretor de uma escola particular da cidade.

Nas escolas públicas, a recepção também foi positiva. Para a diretora da Escola Estadual Raul Córdula, Elza Eleotério, o novo processo aumentará as chances de aprovação dos alunos. “Unificando a prova, poderemos direcionar nosso plano pedagógico. Antes, tínhamos que prepará-los para diversos vestibulares, cada um com sua característica e literatura. Assim ficou bem melhor.”,disse.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 25/06/2010