UFCG participa da II Mostra Cultural da Pessoa Idosa

Evento faz parte das manifestações do Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no último dia 15

Dando prosseguimento às atividades relativas ao Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado na última terça-feira, dia 15, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI), participa nesta sexta, 18, da II Mostra Cultural da Pessoa Idosa.

O evento será realizado no Cine Teatro do Sesc Centro e acontecerá das 13h às 17h, e contará com apresentações musicais, dinâmica de grupo e uma palestra sobre Amor e Dignidade na Velhice, que será proferida pela professora da UFCG, Sileide Leila Cavalcante.

Para a coordenadora do PIATI, Carmem Verônica, é muito importante a realização de eventos desta natureza, não só para resgatar a auto-estima do idoso, como também para sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências cometidas contras a terceira idade. “Precisamos combater esse tipo de violência até porque em sua maioria eles são cometidos dentro de casa, pela própria família”, afirma.

Ela tem razão. Segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em 2009, foram registrados 120 casos de agressões contra idosos em Campina Grande. A maioria das agressões está ligada a situação econômica da família. É o que afirma a gerente do Programa do Idoso da Semas, Gilma Souto Maior.

“Na maioria dos casos, a família onde o idoso está inserido, tem dificuldades financeiras e usam a aposentadoria como única renda. São famílias desestruturadas, com casos de alcoolismo e envolvimento com drogas. Nesse contexto, além das agressões físicas, o idoso também sofre psicologicamente”, enfatiza.

Mobilização

Na tarde da última segunda-feira, 14, foi realizado um manifesto na Praça da Bandeira em protesto aos atos e atitudes de violência à vida da pessoa idosa. A manifestação reuniu centenas de pessoas, entre idosos e integrantes do Piati da UFCG, Semas, Pastoral da Pessoa idosa e Universidade Aberta da Maturidade, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Piati

Como forma de reconhecer, valorizar e inserir os idosos paraibanos na vivência contemporânea, há 10 anos, a UFCG desenvolve o Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (Piati). O foco maior do projeto é a Educação Intergeracional, que estimula a relação entre gerações e possibilita não só o aprendizado entre os saberes dos jovens, adultos e idosos, como também tem proporcionado uma vivência de cultura de paz entre os diferentes..

O Piati desenvolve ainda projetos de alfabetização e inclusão digital de jovens, adultos e idosos, curso de cuidadores de idosos e promoção da saúde para envelhecimento saudável.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 17/06/2010