Pesquisadores da UFCG participam de reunião do MP em busca de solução para os lixões

Evento reuniu diversas autoridades e apresentou soluções aplicadas com sucesso no Paraná

Na última segunda-feira, 14, os professores da Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Luiza Eugênia Cirne e Marx Prestes Barbosa, participaram de uma reunião promovida pelo Ministério Público, no Hotel Village, visando buscar soluções para a problemática dos lixões paraibanos.

Segundo Luiza Eugênia, que atua como coordenadora da Comissão de Coleta Seletiva da UFCG, doutoranda em Recursos Naturais, as discussões foram baseadas na construção de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), buscando a minimização e recuperação física dos resíduos sólidos e inclusão de cooperativas de catadores.

Luiza explicou que o seu trabalho de doutorado em Recursos Naturais baseia-se na coleta seletiva como um subsídio para criação do PGIRS, que inclui implicações ambientais, econômicas e sociais. “O encontro possibilitou a apresentação da nossa proposta e abriu o diálogo entre a academia e a promotoria pública. Acredito que as sugestões apresentadas contribuirão para construção dos PGIRS”, declarou.

Além do promotor de Justiça José Farias de Souza Filho, o encontro contou com a participação do responsável pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Eloízio Dantas; o procurador geral da Paraíba, Osvaldo Trigueiro; o procurador de Justiça do Paraná, Saint-Clair Honorato Santos; o prefeito da cidade de Tibagi (PR), Sinval Ferreira; além de secretários municipais, engenheiros e mais 60 prefeitos de municípios paraibanos.

Durante o evento, os representantes do Paraná apresentaram casos demonstrando a execução de soluções sustentáveis aplicadas nos resíduos sólidos de municípios paranaenses. “A proposta apresentada pelo promotor José Farias, visando a construção do PGIRS, foi apreciada e aceita pelos prefeitos paraibanos, que agendaram reuniões e se comprometeram com a implantação do plano”, afirmou a professora.

Palestra

Em outra oportunidade, ocorrida na última quarta-feira, 16, a professora Luiza Eugênia Cirne também participou das atividades da Semana do Meio Ambiente 2010, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente (COMEA) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Na ocasião, ela apresentou as experiências exitosas na área de meio ambiente e educação ambiental promovidas pela universidade. “Durante o evento, eu ainda relatei a implantação da Coleta Seletiva Solidária da UFCG e as atividades do Núcleo de Educação Ambiental, do Laboratório de Tecnologia Agro Ambiental, da nossa Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola”, informou Luiza.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 17/06/2010