Projeto Milton Santos recebe inscrições até 11 de julho

As instituições federais de ensino superior que participam do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), têm prazo até 11 de julho para encaminhar ao Ministério da Educação as inscrições dos universitários candidatos ao Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes).

No Promisaes, estudantes latino-americanos e africanos, matriculados em universidades federais brasileiras, podem solicitar um auxílio financeiro mensal no valor de um salário mínimo, que hoje é de R$ 510,00. O auxílio objeto desse edital será pago aos selecionados no período de julho de 2010 a junho de 2011.

As instituições devem fazer a inscrição dos alunos, pela internet, no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) no Portal do Ministério da Educação, conforme o Edital de Convocação nº 2, de 10 de junho deste ano.

Para receber o recurso mensal, o estudante deve atender a uma série de requisitos, entre eles, ter frequência nas aulas e rendimento acadêmico de acordo com as normas da instituição onde estuda e não exercer atividade remunerada.

Criado em 11 de novembro de 2003, o Promisaes tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural com os países que mantêm acordos nas áreas de educação e cultura com o Brasil.

Ao mesmo tempo que incentiva com recursos financeiros universitários carentes a prosseguir nos estudos, o programa criado pelo Ministério da Educação homenageia o geógrafo, pensador, escritor e professor Milton Santos. Nascido em Brotas de Macaúbas, interior da Bahia, em 1936, Milton Santos formou-se em direito e foi professor honoris causa em diversos países. Em 1994 recebeu o Prêmio Vautrin Lud (espécie de Nobel de Geografia). Morreu em São Paulo, em 2001.

(Ionice Lorenzoni - MEC)

Data: 16/06/2010