Prêmio Vivaleitura reúne 364 projetos nas três categorias

As inscrições estão abertas até 2 de julho

Os organizadores do Prêmio Vivaleitura de 2010 receberam, até quinta-feira, 10, 364 trabalhos. Dentre as três categorias, escolas públicas e particulares de educação básica inscreveram 164 projetos; organizações não governamentais, instituições sociais, universidades, empresas e pessoas físicas, 154; bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, 46.

Os dados são da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), que coordena o prêmio, e da Fundação Santillana, patrocinadora. As inscrições estão abertas até 2 de julho. O Vivaleitura é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Cultura.

Entre os estados com maior número de inscrições se destacam São Paulo, com 69 projetos; Minas Gerais, 44; Rio Grande do Sul, 31, e Bahia, 25. Este ano, o Vivaleitura vai distribuir R$ 90 mil — R$ 30 mil para o primeiro colocado em cada uma das três categorias.

Conforme o regulamento, educadores, professores, bibliotecários e agentes de leitura devem ficar atentos a uma série de requisitos do prêmio. Entre eles, os prazos de início e conclusão dos projetos. Podem concorrer experiências iniciadas em janeiro de 2008 a serem concluídas até julho próximo ou projetos permanentes com indicadores de resultados.

Desde a primeira edição, em 2006, até a de 2009, concorreram ao prêmio mais de 8,5 mil trabalhos, com a participação de escolas, entidades ou organizações sociais de todos os estados. Nesses quatro anos, foram distribuídos R$ 360 mil em prêmios.

O regulamento e a ficha de inscrição estão na página eletrônica do prêmio. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pela internet ou por carta registrada, com aviso de recebimento para Caixa Postal 71.037-7, CEP 03410-970, São Paulo (SP).

(MEC)

Data: 11/06/2010