Projeto Doutores da Brincadeira abre inscrições para voluntários brinquedistas

Em funcionamento há mais de 10 anos, o projeto já atendeu mais de 200 mil pacientes internados na Pediatria do HUAC

Pessoas acima de 16 anos que desejam investir seu tempo na busca de ajudar e melhorar a qualidade de vida do próximo devem ficar atentas à abertura das inscrições, nos dias 10 e 11 de junho, do Projeto Doutores da Brincadeira, realizado pelo Grupo de Trabalho de HUmanizAção (GTH), do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As vagas são para voluntários brinquedistas.

De acordo com o coordenador do projeto, o psicólogo Eugênio Felipe, entre das atribuições dos voluntários brinquedistas estão a manutenção da escala de funcionamento da Brinquedoteca da Pediatria do HUAC, cujo funcionamento é mantido de segunda a domingo. “É preciso também que o voluntário atue no empréstimo e recebimento de livros, converse com as crianças internadas, conte histórias, dê aconselhamentos e, principalmente, divirta-se brincando com pacientes e mães acompanhantes”, explica.

Para se inscrever basta dirigir-se à sala do GTH, localizada no Hospital Universitário, no bairro do São José, nos horários das 9h às 12h30min. Serão necessárias duas fotos 3x4, cópia da identidade e uma taxa de R$ 15, valor destinado à confecção do caderno de textos do treinamento, do crachá e do colete de fardamento.

Brinquedoteca

Em funcionamento desde agosto de 2009, a Brinquedoteca já atendeu mais de 200 mil pacientes internados na Pediatria do HUAC. Ao longo destes anos, já passaram pelo projeto mais de 2 mil voluntários.

O acervo da Brinquedoteca é mantido, exclusivamente, por doações. Podem ser ofertados materiais novos ou usados, a exemplo de brinquedos, jogos, livros, revistas, gibis, itens de higiene pessoal, material artístico-escolar e até roupas de qualquer manequim infanto-juvenil ou feminino adulto.

Para as crianças que estão internadas no Hospital, os benefícios da Brinquedoteca são inúmeros. É o que revela Eugênio Felipe. “Dentro do espaço lúdico, as crianças ficam aliviadas do quadro de dores e angústias típicas da hospitalização, o ambiente auxilia a prevenir transtornos psíquicos reativos à internação, atua como suplemento emocional para o sistema imunológico, bem como ajuda a humanizar o ambiente e as relações sociais”, declara o psicólogo.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 09/06/2010