Artista plástico homenageia nomes da música nordestina

Nomes da música regional nordestina serão homenageados pelo artista plástico e caricaturista pernambucano Jailson da Soledade, numa exposição de caricaturas que fará parte do 7° Seminário os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular, em Campina Grande, entre os dias 08 e 10 de junho.

As caricaturas apresentam o lado cômico de personagens como Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Sivuca, ressaltando os traços principais das expressões dos grandes nomes da música nordestina.

A exposição que há três meses vem sendo preparada pelo caricaturista marca o retorno do pernambucano, que há cinco anos estava afastado da produção artística. Segundo Jailson, a escolha pelo ‘Folkcom’ e pela cidade do Maior São João do Mundo não foi aleatória. “Campina Grande e o Seminário são um celeiro de diversidade cultural. Não poderia haver escolha melhor, para o retorno de um artista que há alguns anos estava afastado das telas”, destacou.

Nas caricaturas pintadas, o recifense procura trazer o aspecto artístico para além das formas das personalidades que estão sendo caricaturadas. “Procuro explorar ao máximo os aspectos mais expressivos dos personagens”, comenta o artista.

Na exposição também podem ser vistas caricaturas de Dominguinhos, Os Três do Nordeste, Marinês, Biliu de Campina, entre outros nomes da música regional nordestina. O pernambucano que há três meses vem trabalhando na produção reproduziu as obras para a exposição utilizando uma técnica bem peculiar do artista: a mistura de lápis e tinta para tecido.

As caricaturas permanecem até o dia 10 de junho no Hall do Teatro Rosil Cavalcante. E depois de Campina Grande, seguem para Recife, onde serão expostas numa biblioteca comunitária da região metropolitana da cidade.

Retorno

Artista plástico e caricaturista, Jailson da Soledade nasceu em Recife-PE e muito cedo mostrou intimidade com a arte, aos 15 anos desenhava e pintava. O artista que participou de exposições individuais e coletivas, depois de cinco anos afastado, retomou os trabalhos artísticos, dedicando-se integralmente nos últimos três meses as caricaturas.

Desenhista, ilustrador e caricaturista, Jailson possui uma linguagem própria através de suas telas, além do amor pela arte. “Faço meus trabalhos pelo simples fato de amar fazê-los”, comenta.

(Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA/UFCG)

Data: 07/06/2010