topo_cabecalho
Pesquisas desenvolvidas na UFCG serão apresentadas em simpósio na Suíça

Dois trabalhos de pesquisa desenvolvidos no curso de Doutorado do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foram selecionados para serem apresentados durante o 17º Simpósio Internacional sobre Materials Metaestável, Materiais Amorfos e Nanoestruturados, que ocorrerá no próximo mês de julho, em Zurique, na Suíça.

 

Os trabalhos serão apresentados pela professora Ana Cristina Costa. Segundo ela, o evento será uma grandiosa oportunidade para o estabelecimento de contatos e divulgação das pesquisas da UFCG junto à comunidade cientifica internacional.

 

“Teremos apresentações orais e em pôster de vários pesquisadores conceituados internacionalmente nas áreas de síntese, processamento e caracterização de materiais, entre outras”, destacou a professora.

 

No contexto científico, o Simpósio tratará do desenvolvimento de novos materiais em submicron e nanoescala atômicas, tais como: vidros metálicos, materiais quasicristalinos, ligas amorfas, filmes finos e revestimentos, entre outros.

 

“O evento será composto por palestras de cientistas ilustres, apresentações orais e em pôster. Investigadores das áreas da ciência dos materiais, física, química, biologia e engenharia de várias partes do mundo estarão presentes”, declarou Ana Cristina.

 

Os temas das pesquisas a serem apresentadas em pôster pela professora são: “Caracterização Estrutural e Morfológica dos Pós de ZNO Dopados com Mn+2 Sintetizados por Reação de Combustão” e “Análise Estrutural de TIO2 Obtidos pelo Método Pechini com Diferentes Proporções de Ácido Cítrico/Cátions Metálicos”.

 

Durante o Simpósio, haverá uma seleção das contribuições científicas divulgadas para publicação no Journal of Alloys and Compounds (JALCOM), conceituado periódico internacional desse ramo da engenharia.

 

“Sem dúvidas, o conhecimento de novas técnicas de processamento e de caracterização adequadas para a obtenção destes nanomateriais é um fator importante e determinante no desenvolvimento de novos materiais e melhoria dos já existentes, contribuindo, significativamente, para o avanço científico e tecnológico brasileiro”, destacou a docente.

 

(Aluska Araújo – Ascom/UFCG)


Data: 04/06/2010