Termina neste sábado o Festival Internacional de Música

Será encerrado neste sábado, dia 5, o Festival Internacional de Música de Campina Grande, evento que reuniu, ao longo de uma semana, no auditório do Centro de Convenções Raimundo Asfóra, conceituados músicos brasileiros, venezuelanos e norte-americanos.

Iniciado na segunda-feira, dia 31, as palestras e apresentações musicais promovidas pelo evento possuem entrada franca e estão sendo realizadas sempre no horário noturno. Segundo o professor Linduino Pitombeira, um dos organizadores, as atividades têm sido bem recepcionadas pelo público campinense, que tem demonstrado grande interesse em conhecer e apreciar a música de câmara.

O maestro Vladimir Silva afirmou que o Festival tem cumprido seu objetivo, que é estabelecer vínculos com as universidades norte-americanas, possuidoras de programas musicais avançados. “Visamos o desenvolvimento do recém-criado curso de Música da UFCG, bem como o aprimoramento dos nossos músicos de câmara”, declarou Vladimir.

Organizado pelas universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB), com apoio da Fundação Parque Tecnológico e de mais seis universidades norte-americanas, o evento reserva

o período diurno para os ensaios dos 17 músicos participantes e para a ministração das aulas de câmara aos alunos inscritos.

Nesta sexta-feira, 4, a partir das 18h, acontecerá o 1º Concerto dos Alunos inscritos no Festival. Às 20h, tem início a apresentação do Quinteto de Cordas e Piano, com a participação dos músicos: James Alexander (violino), Adriana Linares (viola), Regina Mushabac (violoncelo), Anthony Scelba (contrabaixo), Maria Di Cavalcanti (piano) e Victoria Stewart (violino).

No dia de encerramento, o evento contará com a realização do 2º Concerto dos Alunos inscritos no Festival, a partir das 18h. Em seguida, às 20h, acontecerá a performance do Coral Coro em Canto, da UFCG, e da Orquestra do Festival, regida pelo maestro Lemuel Guerra.

O Grand Finale reunirá Coro e Conjunto de Câmara, com os músicos Gary Packwood (maestro), James Ryon (oboé), Danilo Mezzadri (flauta), Johnson Machado (clarinete), Gabriel Beavers (fagote), James Alexander (violino), Victoria Stewart (violino), Adriana Linares (viola), Regina Mushabac (violoncelo), Anthony Scelba (contrabaixo) e Vladimir Silva (maestro).

As obras musicais que serão executadas estão disponíveis no site http://www.fimcg.com.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 04/06/2010