topo_cabecalho
Inscrições abertas para o 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero estimula estudantes do ensino médio, graduados, especialistas, mestres e estudantes de  doutorado a produzir redações e artigos científicosna área das relações de gênero, mulheres e feminismos. Estimular e fortalecer a reflexão critica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres em nosso país, contemplando suas intercessões com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões, são os objetivos do concurso.

 

As inscrições começam hoje (1/6) e vão até o dia 15 de setembro. O 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres/Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.

 

Escolas públicas e privadas que estejam desenvolvendo projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade de gêneropoderão concorrer na categoria “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”. Será premiada uma escola por região, quereceberá a quantia de R$10 mil. Premiados em edições anteriores, somente poderão candidatar-se novamente após três anos.

 

Para a categoria estudante de Ensino Médio são duas possibilidades: “Etapa Nacional” e “Etapa Unidade da Federação”. Ao todo, serão 27 vencedores, um por cada estado e Distrito Federal que serão agraciados com bolsas de estudo, computadores e impressoras.

 

Nas categorias: “Mestre e Estudante de Doutorado”, “Mestre”, “Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado” e “Estudante de Graduação” serão premiados os seis melhores artigos científicos, sendo dois selecionados para cada categoria. Os textos vencedores receberão premiações em dinheiro e bolsas de estudo (doutorado, mestrado e iniciação científica). Ao todo as três categorias irão receber R$ 23 mil.

 

A divulgação dos resultados estará disponível no endereço: www.igualdadedegenero.cnpq.br  até o dia 19 de novembro. O prêmio será entregue durante solenidade prevista para acontecer no mês de dezembro, em Brasília.

 

Inscrições

 

As inscrições dos mestres, estudantes de doutorado, graduados, especialistas, estudantes de mestrado e estudantes de graduação deverão ser feitas por meio eletrônico, no endereço: www.igualdadedegenero.cnpq.br.

 

Para a categoria “Estudante do Ensino Médio” e “Escola Promotora da Igualdade de Gênero”, as inscrições devem ser efetuadas, preferencialmente, por meio eletrônico, no endereço: www.igualdadedegenero.cnpq.br ou pelos Correios, para o endereço:

Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM/PR – 6º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – Via N1 Leste, s/n, Pavilhão das Metas - Praça dos Três Poderes, Zona Cívico-Administrativa – Brasília – DF - CEP 70.150-908.

 

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)


Data: 02/06/2010