Curso de Medicina em Cajazeiras recebe conceito 3 do MEC

Conceito vai de 1 a 5, sendo que os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade do ministério

Uma comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atribuiu conceito 3 ao curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ministrado no campus de Cajazeiras. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5, sendo que os cursos com conceito 3 são aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade do MEC para funcionarem.

O relatório com o resultado da avaliação foi apresentado pelas integrantes da comissão - professoras doutoras Tânia Ruiv e Maria de Fátima Costa - na noite desta terça, dia 1º, no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, após dois dias de intenso trabalho.

De acordo com o documento, foram avaliadas as três dimensões do curso quanto à adequação ao projeto proposto: a organização didático-pedagógica; o corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas. O curso foi criado em junho de 2007 e possui atualmente 246 alunos matriculados.

“Estamos satisfeitíssimos com este resultado”, comemorou o diretor do CFP, José Cezário Almeida, que atribuiu a boa pontuação ao compromisso dos gestores da UFCG com a oferta de ensino de qualidade.

“No relatório, as avaliadoras fizeram questão de reconhecer o trabalho desenvolvido pela Reitoria no sentido de viabilizar a consolidação do curso, enaltecendo ainda os investimentos feitos desde a criação da graduação, há três anos”, comentou.

Segundo ele, o documento também destaca a adequação do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) às exigências do MEC, "resultado do trabalho ali realizado pelo professor da UFCG, o diretor Antônio Fernandes, e sua equipe”, frisou. O HRC funciona como hospital-escola desde o início do ano, através de convênio firmado com o Governo do Estado.

Cezário adiantou ainda que, tão logo o reitor Thompson Mariz retorne da França - onde integra comitiva acadêmica brasileira - estará se reunindo com ele para tomar as providências recomendadas pela comissão do Inep, “basicamente referentes à contratação de professores e suplementação do acervo bibliográfico”, disse.

Inep

O Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia o processo de regulamentação, exercido pelo MEC. A avaliação para autorização é feita dois avaliadores sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis).

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 02/06/2010