Revista Iberoamericana de Educação Superior é lançada

Publicação trará pesquisas sobre Educação Superior da Iberoamérica

Durante o II Encontro Internacional de Reitores Universia, foi apresentada a Revista Iberoamericana de Educação Superior (RIES), publicação acadêmica quadrimestral co-editada pelo Universia e pelo Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación (IISUE), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

A apresentação foi feita por Jaume Pagès, Conselheiro Delegado do Universia. Também estiveram presentes José Narro, reitor da Universidad Nacional Autónoma de México e presidente do Comitê Internacional do Encontro de Reitores, e Federico Gutiérrez Solana, presidente da CRUE, entre outras personalidades.

Jaume Pagès falou que a RIES é um excelente espaço para dar continuidade às linhas de debate que surgirão do Encontro e convidou a todos os presentes a colaborar com seu conteúdo. Destacou que a revista está respaldada pelo prestigio acadêmico do IISUE e da UNAM.

A RIES é uma revista científica que publicará pesquisas sobre Educação Superior da Iberoamérica. Busca impulsionar o debate acadêmico, desenvolver novas perspectivas de análises sobre a Educação Superior e oferecer um espaço acadêmico para que os pesquisadores publiquem resultados de suas pesquisas.

A revista abordará temas como políticas educativas, cobertura, formação profissional, vinculação, financiamento, avaliação, acreditação, qualidade, governança e governabilidade, e outros temas presentes no debate contemporâneo da Educação Superior.

Em seu primeiro número, a RIES inclui artigos de personalidades como Luis Enrique Orozco Silva, José Ginés-Mora, Frida Díaz-Barriga Arceo e Carlos Tünnermann Bernheim, entre outros.

A revista contém seis seções:

Territórios: inclui artigos e ensaios inovadores que ampliem o panorama da pesquisa sobre a Educação Superior.

Genealogias: com artigos e ensaios especializados em pesquisas históricas sobre a Educação Superior.

Contornos: publica pesquisas emergentes, que tomam forma e dão luz a novos avanços, desenvolvimentos ou metodologias.

Ressonâncias: espaço de comunicação e diálogo entre a RIES e a tarefa acadêmica iberoamericana.

Visões: serão publicadas resenhas e revisões bibliográficas de obras significativas.

Arquivos: documentos, declarações, acordos e outros textos, que contenham informação de interesse primordial para a Educação Superior.

A revista pode ser consultada em http://ries.universia.net, onde estarão, além dos artigos, as instruções para autores.

(Universia)

Data: 01/06/2010