Público prestigia a abertura do Festival Internacional de Música

Mais de 400 pessoas acompanharam as apresentações musicais do primeiro dia do evento

“Acima das expectativas”, foi o que declarou o professor de música Linduino Pitombeira, em relação ao excelente público que prestigiou, na noite desta segunda-feira, 31, a abertura do Festival Internacional de Música de Campina Grande, realizada no auditório do Centro de Convenções Raimundo Asfora.

Cerca de 400 pessoas compareceram ao local e acompanharam as atividades do primeiro dia de programação do evento. Os discursos de abertura foram proferidos pelo reitor em exercício da UFCG, Edílson Amorim, e pelo vice-reitor da UEPB, Aldo Maciel, representantes das universidades responsáveis pela realização do Festival.

Em sua fala, Edilson Amorim falou da admiração e de uma “doce-inveja” dos que estudam e executam a música, numa antítese da inveja que pode levar ao sofrimento o invejoso e o invejado. “Não daquela que anula ou quer o lugar do outro, da que pode ser considerada uma admiração intensa”, explicou dizendo que música e poesia definem o sentido da vida.

Em seguida, o chefe do Departamento de Música da Kean University de New Jersey, Dr. Anthony Scelba, proferiu a palestra de abertura, na qual ele abordou detalhes sobre a música de câmara, cujas peças musicais são executadas por pequenas orquestras e trazem em seu nome, o número de integrantes que a executam.

“Neste Festival, enfatizaremos a música de câmara, pois o seu repertório é um dos mais ricos, profundos e inspiradores de toda a música. Concertistas e platéia exultarão ao tocá-la e ouvi-la”, disse Scelba, diretor artístico do Festival.

Segundo o professor Linduino, um dos organizadores do evento, a presença do músico na direção artística do evento, além de ser uma honra, é uma oportunidade de aprendizado. “Scelba possui uma vasta experiência dirigindo o Programa Artístico de Concerto da Kean University. Então, ele traz pra gente todo esse know-how artístico”, afirmou.

Após a palestra, o público acompanhou as apresentações do Trio Burle-Marx e convidados,e dos músicos James Alexander (violino), James Ryon (oboé), Regina Mushabac (violoncelo), Gabriel Beavers (fagote) e Luciana Soares (piano).

Ao final de cada apresentação, os músicos foram bastante aplaudidos pela platéia. “Essa é uma rara oportunidade que temos para conhecer e apreciar esse belo gênero musical”, declarou Juliana Silva, estudante da UEPB.

A programação do Festival se estende até o próximo sábado, dia 5. As palestras e apresentações musicais oferecidas, gratuitamente ao público, começam às 19h. O período diurno está reservado para ensaios dos 17 músicos participantes e ministração das aulas de câmara aos alunos inscritos no Festival.

“Essas aulas resultarão em dois concertos que serão apresentados pelos alunos na sexta-feira e no sábado, a partir das 18h. Acredito que eles serão de excelente qualidade, pois os professores são de alto nível”, destacou Linduino.

Na noite desta terça-feira, 1º, se apresentam o violonista James Alexander e a pianista Luciana Soares, ambos executarão obras de Mozart, Brahms, Kreisler, Janáček e do próprio Liduino Pitombeira.

Confira a programação musical completa no site do evento: http://www.fimcg.com.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 01/06/2010