Cariri paraibano recebe Olimpíada de Matemática neste sábado

As cidades de Sumé e Monteiro sediarão neste sábado (29), as provas da Olimpíada Campinense de Matemática, promovida pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG. No Cariri paraibano a competição está sendo organizada pelo professor Vanderlan Leite de Oliveira, coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) e pelo técnico em laboratório de física da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento, Osvaldo Farias Alves. As provas serão aplicadas das 14 às 18 horas, na Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, em Sumé, e em Monteiro, acontecem na UEPB.

"Pela primeira vez em 27 anos de existência, a OCM é realizada na região do Cariri paraibano, propiciando aos estudantes desta região a oportunidade de poderem participar de uma atividade didática e importante para a sua formação escolar", destaca Vanderlan Leite.

A olimpíada visa principalmente promover a melhoria do ensino da Matemática nas escolas, com o desenvolvimento conjunto de alunos e professores. A preparação dos alunos para a participação da olimpíada é um meio de se atingir esses objetivos. A realização das provas é uma finalização parcial desta atividade.

O evento é realizado anualmente e destina-se a alunos do ensino fundamental e médio, sendo dividida em três níveis: Nível 1 – para alunos da 5ª e 6ª séries, Nível 2 – alunos da 7ª e 8ª séries e, Nível 3 – estudantes do ensino médio. Para cada um dos níveis, o aluno participante deverá resolver uma prova com sete questões de múltipla escolha e quatro questões nas quais o aluno deve explicitar a solução.

Em cada um dos níveis são classificadas as 20 melhores provas, ou seja, as que tiverem o maior número de questões corretas. Os alunos classificados serão incentivados e preparados para participarem da Olimpíada Brasileira de Matemática.

(Rosenato Barreto)

Data: 28/05/2010