Programa incentiva professor a buscar chance de formação

O programa Caminhos da Escola desta quinta-feira, 27, vai a Limoeiro, Pernambuco, para mostrar como funciona a educação a distância. O personagem é o auxiliar de serviços gerais José Aluísio de Moura, que sonhava em fazer curso universitário, mas esbarrava na falta de recursos e de uma instituição de educação superior próxima de casa.

Aluísio cursa pedagogia na Universidade Federal da Paraíba e computação na Universidade Federal Rural de Pernambuco, ambas as disciplinas a distância. Ele afirma que essa modalidade de ensino é a oportunidade de formação para professores que precisam estudar sem deixar de trabalhar.

A edição do programa que vai ao ar nesta quinta-feira, às 22h, conta com a participação de Eduardo Bueno, escritor, tradutor, editor e jornalista. Autor do livro Terra Brasilis, que já vendeu mais de um milhão de exemplares, Bueno conversa descontraidamente com alunos do Colégio Estadual Ruben Berta, de Porto Alegre, sobre a profissão de professor e a importância da literatura na formação do jovem.

O programa mostra ainda o desafio de alunos do Colégio Estadual Itália,  também de Porto Alegre, em campanha de combate ao bullying. Eles usam música e teatro para mostrar como as agressões físicas e verbais, a exclusão e o preconceito afetam a vida de todos na escola.

O programa Caminhos da Escola é exibido às quintas-feiras, às 22h, pela TV Escola, com reprises aos sábados, às 17h, e segundas-feiras, às 22h. A TV Escola pode ser sintonizada com antena parabólica digital ou analógica em todo o país e na página eletrônica do MEC. O sinal está disponível também nas operadoras de tevê por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

(MEC)

Data: 27/05/2010