Projeto da UFCG promove melhoria de vida intergeracional

Formado em 2003 por um grupo de professoras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI), surgiu com o intuito de promover uma melhoria de vida para a população idosa de baixa renda da cidade de Campina Grande, devido a grande desvalorização sofrida por essa camada populacional, por parte da sociedade. Inicialmente, o projeto focava principalmente na alfabetização de idosos, porém, ao longo de sete anos de existência,  o PIATI aumentou  o número de atividades desenvolvidas assim como sua abrangência, atendendo hoje, não somente a terceira idade como a população em geral.

Hoje, o programa atinge cerca de 2220 pessoas, em Campina Grande e no Cariri paraibano, a partir do desenvolvimento das seguintes atividades: alfabetização de jovens, adultos e idosos, alfabetização digital, aulas de informática e cursos de atenção a saúde do idoso, cuidadores de idosos, educação ambiental, corte costura além de promover um coral intergeracional.

As atividades são localizadas em SABs (Sociedades de Amigos de Bairro), PSF‘s e Asilos distribuídos pela cidade de Campina Grande, sendo sua administração realizada em uma sala no Centro de humanidades da UFCG. O projeto conta com a parceria do Centro de Convivência do Idoso e do Posto médico da universidade, que realiza o tratamento odontológico dos idosos atingidos pelo programa.

Participam das atividades vários colaboradores, bolsistas e voluntários, em geral, professores e alunos do Centro de humanidades da UFCG, que são capacitados para as questões referentes ao envelhecimento humano. Dessa forma, o  projeto não só promove a melhoria de vida para a população de baixa renda, como permite a capacitação de profissionais em relação a esse tema, as vezes tão esquecido. Abrindo precedentes para futuros trabalhos acadêmicos assim como para discussões do assunto.

(Thyago Sá - Jornal PET Elétrica)

Data: 25/05/2010