Professor da UFCG recebe comenda do presidente Lula

Antônio Marcus Nogueira será homenageado nesta quarta-feira, 26, em Brasília

Em solenidade a ser realizada em Brasília nesta quarta-feira, 26, às 18 horas, o professor Antônio Marcus Nogueira Lima, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), receberá das mãos do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a honraria da Ordem Nacional de Mérito Científico, na classe de Comendador. A entrega da comenda ocorrerá durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece no Royal e Golden Tulip – Brasília Alvorada Hotel.

Docente da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica da UFCG, Antônio Marcus foi um dos três pesquisadores da área de Ciências da Engenharia agraciados com a honraria, através de decreto publicado no Diário Oficial da União, no último dia 4 de março, pelo presidente da República.

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência e à Tecnologia.

Segundo o pesquisador, é muito gratificante receber essa honraria. “Significa que o trabalho que eu estou desenvolvendo está sendo reconhecido pelos meus pares, uma vez que essa indicação parte de um comitê técnico. Também é bom para UFCG, que projeta seu nome nacionalmente pelo nível de excelência acadêmica das pesquisas realizadas aqui”, declarou.

O homenageado é doutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse, na França, e carrega em seu currículo uma extensa produção científica, entre artigos publicados em periódicos, organização e publicação de livros, artigos e trabalhos publicados em anais de congressos.

As pesquisas desenvolvidas pelo docente estão ligadas às áreas de máquinas elétricas e acionamentos elétricos, instrumentação eletrônica, sistemas de controle, identificação de sistemas, sistemas embarcados e robótica.

(Aluska Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 25/05/2010