UFCG vai realizar 1ª Corrida Off-road de Máquina Corredora

Carros devem ser produzidos com materiais reaproveitados, reutilizados ou reciclados. Evento é gratuito e aberto a universitários de qualquer instituição de Campina Grande

A UFCG, através da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial, vai promover no dia 4 de julho, o Ladeira Abaixo, 1ª Corrida Off-road de Máquina Corredora, competição onde os carros, de tração humana, devem ser impulsionados por membros da equipe e percorrer uma pista de terra, em descida e com curvas, até ultrapassar a linha de chegada.

O evento será realizado na avenida Dinamérica, em frente ao ginásio O Meninão. A inscrição é gratuita e poderão concorrer universitários de qualquer insituição de Campina Grande. Cada equipe pode ser composta por até cinco participantes. A única exigência é que o piloto e o co-piloto sejam maiores de 18 anos. As inscrições serão realizadas até o dia 22 de junho, na Unidade Acadêmica de Desenho Industrial (Sala 4).

Requisitos

Ao preencher a ficha de inscrição, a equipe deverá entregar o projeto da máquina corredora em, no máximo, quatro páginas (A4). A construção da máquina deverá atender os seguintes pré-requisitos: ter no máximo 2,20m de altura, 1,40m de largura e 3m de cumprimento. A base do carro deve ter, no mínimo, 10 cm de distância do solo. E a máquina poderá ter de três a seis rodas, de qualquer diâmetro.

Cada equipe deverá construir um veículo exclusivo com o tema Ecologia. Os carros devem ser produzidos com materiais reaproveitados, reutilizados ou reciclados. Esse aspecto valerá pontuação para a determinação da equipe vencedora do evento. Outros aspectos que serão avaliados também pela comissão julgadora são: a performance, a torcida, a reação dos espectadores e a trilha sonora da equipe durante a corrida.

As três primeira equipes bem colocadas na competição receberão medalhas, troféus e uma premiação surpresa. Também receberão prêmios o carro mais original, o mais horroroso e o mais bonito.

De acordo com o coordenador do evento, o professor Eduardo Araújo, o objetivo pedagógico do evento é desenvolver o potencial criativo e a conscientiação ecológica dos estudantes de forma lúdica. “Na construção da máquina corredora os alunos vão desenvolver, através de um trabalho em equipe, a criatividade, a qualidade e a originalidade. Com isso, também projetamos nos alunos a aplicabilidade dos conceitos de desenvolvimento sustentável”, explica.

Todo o regulamento estará disponível, em breve, no site http://www.ddi.ufcg.edu.br/corridadedescida

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 28/05/2010