CNPq lança Edital do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia/PROSUL

Selecionar propostas nas diversas áreas do conhecimento, a fim de contribuir de forma sustentada para o desenvolvimento científico e tecnológico da Região Sul-Americana, é o principal objetivo do Programa Sul-Americano de Apoio às Atividades de Cooperação em Ciência e Tecnologia (PROSUL).

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT) recebe propostas até 11 de julho.  Poderão se inscrever pesquisadores com vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto, brasileiro ou estrangeiro, com visto permanente e residente no Brasil e que possua título de doutor e currículo cadastrado na Plataforma Lattes. Ao todo serão investidos R $ 2 milhões oriundos dos Fundos Setoriais – Ação Transversal do Ministério da Ciência e Tecnologia/MCT.

A modalidade de Redes Temáticas (Chamada I) visa apoiar atividades que estejam sendo desenvolvidas na América do Sul para promover a interação e a integração de projetos temáticos focados em uma única questão de interesse comum para a construção de uma rede virtual de referência, que venha fortalecer e elevar as competências regionais dos grupos envolvidos. Serão financiados no máximo R$ 170 mil por proposta e o prazo máximo de execução é estabelecido em 36 meses.

A modalidade “Projetos Conjuntos de C&T&I” (Chamada II) tem por finalidade apoiar atividades de cooperação em projetos conjuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I), que já estejam caracterizados ou em andamento e que contribuam de forma direta para a geração e apropriação de conhecimento e elevação da capacidade tecnológica da região sul-americana. Terá prazo de 24 meses para a execução e receberá no máximo R$ 80 mil por cada projeto.

A modalidade “Eventos em C&T&I” (Chamada III) vai apoiar a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, com abrangência sul-americana relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I), para promover disseminação e intercâmbio de conhecimentos científicos que estejam inseridos nos objetivos do PROSUL. Contará com o montante de R$ 60 mil por proposta selecionada e 12 meses para executar o projeto.

A divulgação dos resultados no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet está prevista para 30 de setembro.

Para mais informações consulte o edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/008.htm

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 19/05/2010