Fórum na UFCG discute estratégias para o Programa de Educação Tutorial

Mais de 100 pessoas da UFCG, UFPB e IFPB participaram do evento no último sábado

“Extremamente interessante e um espaço para o fortalecimento e integração dos grupos PET da Paraíba”. Foi assim que a coordenadora de Programa e Estágios da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Betânia Maria Amorim, definiu o VIII Fórum Paraibano dos Grupos PET, Programa de Educação Tutorial, realizado no último sábado, dia 15, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, campus de Campina Grande.

Em pauta, os impactos na formação e perspectivas do PET, avaliação da estrutura do PET, indicadores e conseqüências, além da discussão de temas relevantes ao programa que serão retomados no Encontro Nordestino dos Grupos PET (ENEPET), a ser realizado de 28 a 30 de maio, em João Pessoa.

“Discutir essas questões é de fundamental importância para o PET, pois possibilita a busca de alternativas para o aprimoramento do programa. Além disso, o Fórum é um espaço para trocas de idéias e experiências entre os grupos da Paraíba”, afirma Betânia.

Mais de 100 pessoas participaram do Fórum, entre petianos e tutores da UFCG, o vice-reitor, José Edilson de Amorim, o pró-reitor de ensino, Vicemário Simões, além de integrantes dos grupos PET da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

PET

O Programa de Educação Tutorial busca promover uma melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação através da realização de atividades extracurriculares, nas quais os alunos podem aprofundar e ampliar os conteúdos programáticos vistos na universidade.

Entre as atividades desenvolvidas estão a promoção de cursos, palestras, eventos para a graduação e comunidade, desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, promoção de auxílio em conteúdos e disciplinas do curso, debates de assuntos contemporâneos, estudos em grupo e trocas de experiências.

Atualmente, a UFCG conta com oito grupos: PET Antropologia, PET Computação, PET Economia, PET Elétrica, PET Letras, PET Pedagogia, PET História e PET Matemática. O programa está vinculado a Coordenação de Programas e Estágios da Pró-reitoria de Ensino (PRE). No Brasil, existem mais de 400 grupos espalhados por todo o país, envolvendo mais de 3 mil estudantes das redes públicas e privada.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 19/05/2010