Iniciada execução do projeto paisagístico do campus de Sumé

Estão sendo plantadas cerca de 600 mudas de árvores nativas

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG deu início à implantação do projeto paisagístico do campus de Sumé. Inicialmente estão sendo plantadas cerca de 200 mudas de árvores típicas da região da Caatinga, adquiridas do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus de Patos. As espécies escolhidas foram o Ipê Rosa e o Amarelo, a Craibeira, a Aroeira, o Mulungu, a Acácia e o Umbuzeiro.

O plantio das mudas está sendo coordenado pelo Núcleo de Pesquisa Agropecuária do CDSA (Nupagro) com participação da Prefeitura Universitária do campus. “A pretensão é plantar cerca de 600 mudas em toda área do campus”, disse Valdir José Costa Padilha, técnico em agropecuária do Núcleo e coordenador da ação.

Outro trabalho que está sendo executado é a poda das árvores que já existiam no campus, aumentando substancialmente a área de sombreamento e a implantação da Praça dos Angicos com o aproveitamento das árvores existentes na área.

“Além das mudas, também pretendemos nesta etapa, plantar grama do tipo ‘Esmeralda’ e, dando seguimento a este trabalho, plantaremos ainda a “Grama de Burro”, espécie mais apropriada para o semiárido”, concluiu Valdir Padilha.

(Rosenato Barreto - Ascom/CDSA-UFCG)

Data: 18/05/2010