UFCG integra delegação científica brasileira em missão à França

Comitiva é composta por representantes da Capes, Andifes e das principais instituições de ensino superior do país

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma das 29 instituições convidadas pela Embaixada da França para compor a delegação nacional que, ao longo desta semana, promove a divulgação de projetos de ensino e pesquisa brasileiros em diversas instituições das cidades de Paris, Lyon e Grenoble.

A qualidade das pesquisas desenvolvidas e o dinamismo econômico do Brasil são apontados pelo embaixador Yves Saint-Geours como referências para a ampliação e diversidade da interação universitária.

"O prestígio da UFCG e os vínculos da instituição com a França, nas pesquisas e intercâmbios de estudantes foram as razões que incentivaram a embaixada a solicitar a participação do reitor Thompson Mariz na comitiva", justificou.

As visitas e eventos públicos estão articulados em duas temáticas: na promoção das universidades brasileiras, com apresentação dos serviços prestados aos estudantes, e nas trocas de ideias e experiências sobre os instrumentos de promoção do ensino superior e de recepção aos estudantes estrangeiros, em visitas às entidades governamentais.

Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) e das principais instituições de ensino superior do país compõem a delegação. Acompanham o reitor, o assessor Internacional, Michael Fossy, e o coordenador de Pesquisa, Marcelo Cavalcanti.

Brafitec 2010

Na próxima semana, de 2 a 5 de junho, na cidade de Toulouse, a comitiva da UFCG participará do 4º Fórum do Programa de Cooperação Franco-Brasileira na Área da Formação de Engenheiros (Brafitec) que discutirá o papel das empresas na educação em engenharia no Brasil e na França, a mobilidade estudantil, as perspectivas e influências do programa na formação e investigação científica.

Realizado anualmente, alternando entre Brasil e França, o fórum é uma excelente oportunidade para um balanço sobre as parcerias, promoção de um resumo global e sugestões de novas proposições.

A edição de 2010 será organizada conjuntamente pelo Instituto Nacional Politécnico de Toulouse (INP Toulouse), Instituto Superior da Aeronáutica e do Espaço (ISAE) e Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA Toulouse).

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 24/05/2010