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Portaria institui comissão de assessoramento ao Prodoutoral

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17, a Portaria nº 100, que cria a comissão de assessoramento ao Programa de Formação Doutoral Docente (Prodoutoral), com objetivo de avaliar e acompanhar a execução dos Planos de Formação Doutoral Docente (Planfor) das instituições federais de ensino superior (Ifes). Dentre os escolhidos está o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Michel François Fossy.

 

Confira os integrantes da comissão:

 

·       Emídio Cantídio de Oliveira Filho – presidente da comissão – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);

·       Lucas Resende Salviano - Capes;

·       Áurea Wischral – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);

·       Fernando José Freire – UFRPE;

·       Graciela Ines Bolzon de Muniz – Universidade Federal do Paraná (UFPR);

·       Jaime Arturo Ramirez – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

·       Liovando Marciano da Costa – Universidade Federal de Viçosa (UFV);

·       Margarida Lima Carvalho – Universidade Federal do Acre (UFAC);

·       Maria de Fátima Dias Costa – Universidade Federal da Bahia (UFBA);

·       Marinez Isaac Marques – Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT);

·       Michel François Fossy – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG);

·       Ney Luis Pippi – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);

·       Severino Benone Paes Barbosa – UFRPE;

·       Waldemiro Gremski – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

 

Prodoutoral


O Prodoutoral tem como objetivo geral estimular a elaboração e a implementação de estratégias de melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão das Ifes de origem, de modo a apoiar esforços institucionais para a capacitação e para o aprimoramento da qualificação dos seus docentes, visando à consolidação de grupos de pesquisa e à formação de programas de pós-graduação.

 

É um programa que se caracteriza por favorecer a mobilidade dos bolsistas das Ifes de origem para as de destino durante o tempo de duração da capacitação docente, bem como a dos professores orientadores, como forma de integração entre as instituições participantes.

 

Como funciona


O programa é realizado de forma compartilhada entre a Capes e as instituições participantes por meio do planejamento, cujas bases são descritas no Plano Institucional de Formação de Quadros Docentes (Planfor), instrumento comum a todas as Ifes de origem participantes. A implementação do financiamento depende da análise técnica da documentação solicitada.

 

(Capes)


Data: 17/05/2010