Exposição na UFCG conta a história da Ditadura Militar no Brasil

O acervo recorda os 21 anos de repressão vividos no país. Exposição vai até a próxima sexta, 21.

Está aberta à visitação pública na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Campina Grande, uma exposição que recorda os 21 anos de repressão que o Brasil viveu no período da Ditadura Militar. A exposição Direito a Memória e a Verdade – A ditadura no Brasil – 1964 a 1985 está à mostra no Hall das Placas, no Centro de Humanidades, até a próxima sexta, 21.

A exposição está organizada cronologicamente em painéis de 2 metros de altura e mostra os primeiros momentos do golpe de estado que mergulhou o país na ditadura durante 21 anos, até os grandes comícios populares das Diretas Já.

No acervo, o espectador é convidado a fazer parte dos acontecimentos, através de imagens de tanques militares em frente ao Congresso Nacional, as passeatas estudantis, atos de resistências de diversos grupos da sociedade civil, a censura de documentos, a violência, prisões e torturas expostas em grandes painéis.

Entre as diversas cenas que compõem a exposição, o visitante poderá conferir registros da troca de presos políticos pelo embaixador americano Charles Elbrick, o embate entre estudantes e polícia na rua Maria Antônia, em São Paulo, e o culto ecumênico realizado na Catedral da Sé pela morte do jornalista Wladimir Herzog, considerada a primeira mobilização pública contra o AI-5.

Para a diretora do Centro de Humanidades, Rosilene Montenegro, esse tipo de exposição permite que o público mais jovem tenha conhecimento desse momento da nossa história, servindo de alerta para que os horrores de um regime de exceção não se repitam.

“Esse período marcante na história republicana brasileira, onde ocorreram muitas arbitrariedades. É muito bom termos na memória o que originou esse período e as consequências dele para a cultura, o pensamento e a política do nosso país”, ressalta.

A exposição

Concebida originalmente pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) para comemorar os 27 anos de promulgação da lei da Anistia no Brasil, a exposição Direito a Memória e a Verdade – A ditadura no Brasil – 1964 a 1985, foi aberta ao público pela primeira vez em agosto de 2006 no corredor de acesso da Câmara de Deputados, em Brasília. Desde 2008, numa parceria entre a SEDH com a Fundação Luterana de Diaconia e a Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice), a mostra está percorrendo várias cidades brasileiras.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 17/05/2010