Procuradoria da UFCG solicita apuração de denúncias publicadas em artigo

Reitor diz que além das apurações sobre a falta de assiduidade e quebra do regime de trabalho de alguns servidores, também não ficará indiferente às insinuações feitas contra os dirigentes

A Procuradoria Federal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), órgão vinculado à Advocacia-Geral da União (AGU), solicitou que o reitor Thompson Mariz se pronunciasse sobre denúncias feitas pelo professor Wagner Braga, em artigo veiculado no informativo eletrônico da instituição, no dia 16 de abril passado. Na publicação, o autor critica a falta de assiduidade e a quebra do regime de trabalho de alguns servidores e acusa a administração da universidade de indiferença.

A Reitoria encaminhou cópia do processo aos centros de Ensino da instituição para que apurem, no âmbito das suas unidades acadêmicas, as irregularidades apontadas pelo professor aposentado. “A administração não pode presumir que servidores estão cometendo prevaricação. Tomamos conhecimento e apurarmos as irregularidades quando elas são devidamente formalizadas”, afirmou o reitor.

“A UFCG conta com uma série de instâncias de discussão e deliberação até chegar ao Colegiado Pleno do Conselho Universitário - além dos órgãos de correição, como as comissões Permanente de Acumulação de Cargos e Empregos, a de Processos Administrativos Disciplinares e a de Controle Interno, que atuam a partir de denúncias ou demandas protocolizadas” explicou, acrescentando que a instituição também é acompanhada e auditada pela própria AGU, Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria Geral da União (CGU).

“Evidente que todas essas denúncias e acusações serão devidamente apuradas. Leviano e precipitado eu estaria sendo, ao comentá-las, sem buscar das unidades administrativas e das instâncias de correição subsídios para externar qualquer que fosse o meu pensamento a respeito”, se posicionou.

Sem censura

“Especialmente numa universidade - instituição de pensamento plural e, portanto, diverso -, é natural que haja diversidades de opiniões. No entanto, toda liberdade de expressão implica em responsabilidade por aquilo que é externado”, considerou o reitor.

Dizendo ser um defensor do direito constitucional da livre manifestação do pensamento, ele apontou a ética, o respeito e a fundamentação das opiniões - com comprovações autênticas -, como deveres do cidadão na utilização dessa prerrogativa para as diversas apreciações.

Com responsabilidades

Thompson Mariz destacou a necessidade de se preservar a comunicação institucional, por reconhecer sua importância como plataforma democrática para as mais diversas opiniões da comunidade universitária. “Porém, se faz necessário pautar uma discussão sobre a linha editorial - com temas voltados ao ensino, pesquisa e extensão, e que reflitam a sociedade”, considerou.

Direitos e Deveres

Atendendo à orientação da Procuradoria Federal da UFCG, a Reitoria encaminhou comunicação ao professor Wagner Braga, informando sobre as medidas que estão sendo tomadas para averiguação das denúncias registradas em seu artigo.

“Além de expressarmos respeito às suas colocações e questionamentos, também o esclarecemos sobre as incongruências e impropriedades contidas no texto - que ataca genericamente nossos servidores”, pontuou o reitor, adiantando que também não pode ficar indiferente às insinuações feitas contra os dirigentes.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 11/05/2010