Sisu abre inscrições em etapa única e 2 opções em 10 de junho

MEC muda sistema depois dos transtornos do processo seletivo passado

A secretária do Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari, revelou hoje as novas regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), meio de seleção para universidades federais que usam o Enem como vestibular. Os candidatos poderão escolher duas opções de curso, em etapa única. As inscrições do meio de ano ficarão abertas entre 10 e 14 de junho, data idêntica à do cadastramento para o ProUni.

Caso a nota do Enem seja suficiente para o estudante ingressar no curso indicado como primeira opção, o candidato terá de efetivar a matrícula, sob pena de ser retirado do sistema. Se passar na segunda opção, pode permanecer para a segunda ou terceira rodadas de convocação. Haverá uma única lista de espera.

No ano passado, o Sisu foi uma fonte de dores de cabeça para estudantes, MEC e universidades. O sistema de seleção era confuso e apresentou vários problemas técnicos. Tinha três etapas e permitia ao estudante fazer três opções em cada uma. Muitos universitários se cadastravam no sistema e desistiam de fazer a matrícula, o que provocou um grande número de vagas ociosas e exigiu a abertura de uma etapa suplementar.

"Vai desincentivar o jogo que ocorria e otimizar e agilizar o sistema", afirmou Maria Paula, durante reunião com o Conselho Universitário da UFSCar. Para ela, o "grande senão" do sistema no ano passado foi a demora para a conclusão do processo.

Maria Paula disse esperar que as universidades ofereçam 15 mil vagas. O MEC pretende abrir o processo adesão das instituições nesta quarta-feira.

(O Estadão)

Data: 10/05/2010