Encontro Regional reúne estudantes de Medicina em Cajazeiras

Evento se estenderá até domingo e conta com a participação de acadêmicos de vários estados do Nordeste

Mais de 130 estudantes do curso de Medicina estão reunidos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras, participando da 16ª edição do Encontro Regional de Estudantes de Medicina (Erem), Regional II.

O evento, que reúne alunos dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, foi aberto nesta quinta, 29, se estende até o próximo domingo, dia 02. Conta com a participação de várias autoridades institucionais, entre elas o reitor de UFCG, Thompson Mariz, que na manhã desta sexta, 30, presidiu a abertura do XVI Erem e falou sobre os projetos desenvolvidos para melhorar a qualidade do ensino oferecido na instituição.

Este ano, a temática do evento é "Educação e Saúde: como se (de)formam os/as médicos/as?". Durante os três dias do encontro, os estudantes participarão de palestras, mesas redondas, grupos de discussão de trabalho, exposições de mostras de extensão e científica.

A programação deste ano contemplará quatro eixos de discussão: eixo político, onde serão colocadas em pauta as questões que permeiam a realidade das escolas médicas; eixo científico, cujo objetivo é fomentar e expor a produção científica dos cursos de medicina; eixo de extensão, onde haverá apresentação de trabalhos de extensão desenvolvidos pelos alunos; e eixo cultural, espaço onde os estudantes poderão mostrar suas habilidades artísticas.

Para Talita Pinto, coordenadora Regional da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Regional II), a expectativa é que o evento consiga despertar nos estudantes um senso de organização coletivo para lutar pela melhoria da educação médica “Nos Encontros nós objetivamos colocar em pauta questões relacionadas à nossa realidade e lutar pela melhoria do modelo de internato, inclusão da opinião estudantil em exames de ordem e participação nas lutas pela melhoria da qualidade de ensino como um todo”, diz.

Mais informações sobre o XVI Erem, os interessados podem acessar o blog do evento, http://erem2010.blogspot.com ou enviar um e-mail para  eremcajazeiras2010@ymail.com. O encontro também pode ser seguido no Twitter (@erem2010cz).

MESA 1: “A DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E A FORMAÇÃO MÉDICA”

GDTs:

Internato

Hospitais de ensino

Políticas de integração ensino-serviço

Modelos de Gestão

Ética do estudante de medicina

Trabalho Médico

MESA 2: “POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS AVALIATIVOS: PRA ONDE VAI A EDUCAÇÃO MÉDICA?”

GDTs

ENADE e SINAES

Exame de egressos

Abertura de novas escolas médicas