UFCG integra Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

Cursos serão abertos a partir de agosto

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma das 70 instituições públicas de ensino superior que tiveram propostas aprovadas, pelo Ministério da Educação, para a abertura de cursos de formação continuada de professores da educação básica, na modalidade presencial. Com a aprovação do programa, a universidade passa a integrar a Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, criada em 2009.

Vinculado à Coordenação de Programas e Estágios da Pró-Reitoria de Ensino, o programa oferecerá cursos nas áreas de Educação Integral, Atendimento Educacional Especializado, Cultura e História dos Povos Indígenas, Avaliação da Aprendizagem, Desenvolvimento de Novas Metodologias, Avaliação Institucional, Mediadores de Leitura, Educação para as relações Etnico-Raciais e Educação ambiental.

Os cursos, que serão abertos a partir de agosto, são para os educadores que fizeram pré-inscrições na Plataforma Freire em 2009 e no início de 2010 e para as solicitações feitas por estados e municípios nos planos de ações articuladas (PAR), em 2007 e 2008. São candidatos à formação, educadores com magistério de nível médio (técnico ou normal), das licenciaturas e da pedagogia.

Segundo a coordenadora de Programas e Estágios da UFCG, Betânia Oliveira de Amorim, até julho, a universidade estará apresentando ao MEC o plano de trabalho detalhando vagas, formatos dos cursos, carga horária e duração. Os recursos serão transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é a autarquia do MEC que trata do setor financeiro.

Nos próximos dias 4, 5 e 6 de maio, as secretarias de Educação Básica (SEB), Especial (Seesp) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) farão reuniões, em Brasília, para tirar dúvidas das instituições.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 28/04/2010