UFCG recebe terreno para instalação de pólo em São João do Rio do Peixe

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, estará nesta quinta-feira, 29, em São João do Rio do Peixe, recebendo do prefeito municipal a escritura do terreno doado para a instalação de um pólo universitário naquela cidade do Sertão paraibano. A criação de 23 pólos em 23 cidades prósperas e adjacentes aos campi da instituição é uma das propostas da segunda etapa do Plano de Expansão da universidade.

“Assegurar a expansão de vagas de ingresso no ensino superior para a população mais carente é o nosso foco, melhorando a qualidade de vida nessas regiões”, defende o reitor, lembrando que R$ 120 milhões – da emenda parlamentar do então senador José Maranhão – estão consignados no Plano Plurianual (PPA 2008-2011) do Governo Federal para a realização do projeto.

A criação de dois campi (Itabaiana e Itaporanga) e de seis cursos (Fisioterapia e Educação Física, em Cajazeiras; Engenharia Civil, em Pombal; Direito, Fisioterapia e Cinema, em Campina Grande), somadas aos 23 pólos universitários, gerarão mais 3.050 vagas de ingresso na UFCG. “Com a execução completa do projeto, chegaremos a 125 graduações e 8.650 vagas anuais, se constituindo na maior Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) do Nordeste”, comentou.

Ainda nesta quinta-feira, Thompson Mariz fará a entrega de 500 certificados a alunos dos cursos de Informática, Barragens Subterrâneas, Cultivo do Algodão Colorido, entre outros, ministrados pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão da Bacia do Rio do Peixe.

Agenda

Na manhã da sexta, 30, em Cajazeiras, o reitor abrirá o XVI Encontro Regional de Estudantes de Medicina (Erem) que acontece até domingo, 2, no Centro de Formação de Professores (CFP), da UFCG. Em seguida, na Câmara Municipal de Triunfo – cidade também contemplada no Projeto de Expansão, com a criação de um pólo universitário - proferirá palestra sobre Educação Superior e Expansão Universitária.

À noite, de volta a Cajazeiras, o reitor mediará o debate entre o governador José Maranhão e o Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC) sobre soluções para os principais problemas da região.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 28/04/2010