UFCG sediará encontro de estudantes de Medicina em Cajazeiras

Participarão do XVI Erem estudantes de cinco estados do Nordeste

Acadêmicos de Medicina dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí estarão reunidos na cidade de Cajazeiras, da próxima quinta, 29 de abril, ao dia 2 de maio, para participar da décima sexta edição do Encontro Regional de Estudantes de Medicina (Erem).

O encontro acontece sempre no primeiro semestre de cada ano e é sediado em uma das cidades, com escola médica, da área da Regional NE II, composta por esses cinco estados nordestinos. Este ano, o Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) será a sede do evento .

O diretor do CFP, Cezário de Almeida, ressalta que o evento proporciona visibilidade e destaque ao curso de Medicina do campus de Cajazeiras, à medida que oportuniza a participação e integração dos alunos em discussões pertinentes à vida acadêmica e fortalece, agregando adesões, a luta pela certificação do Hospital Regional da cidade como hospital de ensino.

A abertura acontecerá na tarde da próxima quinta-feira, 29, com a realização do credenciamento e a recepção dos participantes. Na sexta, 30, às 8h, o reitor Thompson Mariz presidirá a abertura do X Erem dando início às dinâmicas de reflexão e troca de experiências. A estimativa dos organizadores é que o evento reuna mais de 300 acadêmicos de Medicina.

Aos estudantes interessados em participarem do Erem em Cajazeiras estão sendo oferecidos três tipos de pacotes, que poderão ser adquiridos por preços promocionais até essa quinta-feira.  Pacote Básico Programação R$ 50, após o prazo R$ 60; o Pacote Programação + Alimentação R$ 80, após o prazo R$ 90; Programação + Alimentação + Alojamento R$ 95, após o prazo R$110. Mais informações poderão ser obtidas através do endereço eletrônico: http://erem2010.blogspot.com.

O Erem também busca fortalecer o Movimento Estudantil de Medicina através da mobilização estudantil e da construção de práticas e saberes que fortaleçam a luta em defesa da vida entre as comunidades acadêmicas. Entre os pontos positivos estão: a troca de experiências e reflexões teóricas e a qualificação dos trabalhos desenvolvidos por cada Centro ou Diretório Acadêmico em sua esfera local de ação.

MESA 1: “A DETERMINAÇÃO SOCIAL DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA E A FORMAÇÃO MÉDICA”

GDTs:

Internato

Hospitais de ensino

Políticas de integração ensino-serviço

Modelos de Gestão

Ética do estudante de medicina

Trabalho Médico

MESA 2: “POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS AVALIATIVOS: PRA ONDE VAI A EDUCAÇÃO MÉDICA?”

GDTs:

ENADE e SINAES

Exame de egressos

Abertura de novas escolas médicas

Luta nas escolas particulares

REUNI e ENEM

Políticas afirmativas

OFICINAS PRÁTICAS:

CoMA  (Coordenação de Meio Ambiente)

CExU (Coordenação de Extensão Universitária)

Saúde e qualidade de vida do estudante de medicina

Gênero e identidade