topo_cabecalho
UFCG utiliza telefonia via internet para o desenvolvimento de pesquisas

Serviço facilita a comunicação com outros órgãos científicos e gera economia para instituição

 

Com objetivo de facilitar o desenvolvimento de pesquisas através da comunicação com outras instituições acadêmicas e científicas, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aderiu ao serviço de telefonia pela internet, conhecido como VoIP. O serviço foi implantado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e seu funcionamento é semelhante ao do Skype.

 

O VoIP permite que usuários de diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras utilizem a comunicação por voz via internet, usando os ramais da instituição ou computadores, sem o custo de ligações telefônicas para os órgãos.

 

“Apenas professores e servidores técnico-administrativos, ativos e com vínculo permanente com a universidade, podem realizar o cadastro e utilizarem o serviço”, destacou o diretor da Divisão de Telecomunicações da UFCG, José Anchieta Dela-Bianca. O cadastro é feito através do site http://voip.ufcg.edu.br/. Segundo ele, os dados coletados são confidenciais e se destinam exclusivamente ao controle e fiscalização por parte da RNP.

 

O diretor explicou ainda que, além dos ramais da instituição, o usuário cadastrado no sistema pode ter uma conta de telefone virtual e fazer ligações para telefones fixos das cidades atendidas pelo serviço ou para telefones virtuais, que façam parte da rede de voz da RNP. “Em alguns casos, também são possíveis ligações para telefones fixos de instituições no exterior”, afirmou.

 

“A forma de discagem é muito simples, o usuário acessa o sistema discando para o ramal 1600 e em seguida houve uma gravação da RNP, a partir daí já pode digitar o número zero mais o código de área da localidade e o número do telefone desejado (exemplo: 0+61+3422-2030) e está feita a comunicação”, explicou. Dela-Bianca destacou que, por enquanto, o serviço só está disponível no campus de Campina Grande.

 

Outra alternativa para utilização do VoIP é a partir do X-lite, programa para realizar ligações através de um computador. “Nesse caso, basta apenas discar o número zero mais o código de área da localidade e o número do telefone desejado”, disse.

 

Dela-Bianca ressaltou que esse tipo de ligação não tem custo para universidade e que os professores e funcionários devem dar preferência ao referido serviço. “A utilização do VoIP é importante, pois o dinheiro economizado com as ligações via operadora será utilizado para investimentos na própria universidade”.

 

A relação de cidades e instituições atendidas pelo serviço fone@RNP no Brasil pode ser consultada no site http://www.rnp.br/voip/cidades.html. Mais informações sobre o serviço podem ser adquiridas através do endereço eletrônico: http://www.rnp.br/voip.

 

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)


Data: 26/04/2010