Central telefônica permite discagem direta entre os campi de Sumé e Campina Grande

Investimento de pouco mais de R$ 100 mil praticamente zerou os custos com ligações interurbanas

Uma moderna central telefônica foi instalada recentemente pela Divisão de Telecomunicações da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé. O equipamento permite a discagem direta, ramal a ramal, entre os campi de Campina Grande e Sumé, e praticamente eliminou os custos com ligações interurbanas.

“A central telefônica tem uma capacidade de operacionalização de 200 ramais e funciona mediante conexão com a internet, viabilizada através de um provedor localizado na cidade de Sumé, o qual oferece uma velocidade de conexão razoável”, explicou o diretor da Divisão de Telecomunicações, José Anchieta Dela-Bianca.

“Para entrar em contato com o CDSA, é bastante simples. Basta discar o ramal do setor desejado e está feita a ligação. O funcionamento dessa central só é possível porque a nossa conectividade de internet com o campus de Sumé é muito boa”, afimou.

O novo sistema ainda não pode ser implantado nos campi de Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal e Sousa porque a velocidade de conexão com a internet disponível nessas cidades ainda é muito baixa. “Acredito que, futuramente, essa questão será resolvida e o novo sistema poderá ser implantando em todos os campi da UFCG, gerando, consequetemente, mais economia para instituição”, disse.

Para aquisição do novo equipamento, a universidade investiu pouco mais de R$ 100 mil. Investimento válido, pois segundo Dela-Bianca, com a possibilidade da comunicação ramal a ramal, os gastos com ligações interurbanas entre os campi foram praticamente zerados. “Trocamos um gasto variável, gerado pelas ligações interurbanas, por um gasto fixo, oriundo do valor que é pago mensalmente pela utilização do provedor”, justificou.

Por funcionar via internet, o funcionamento da central telefônica pode ser interrompido, caso ocorra queda do sistema. O diretor explicou, entretanto, que, nesta situação, a comunicação não fica prejudicada, pois existe um plano B. “Quando isso acontece, o programa gravado no HD do computador, que dá suporte à central, ativa o sistema antigo e as ligações entre os campi de Sumé e Campina Grande podem ser feitas normalmente por meio das discagens interurbanas”, declarou.

Confira abaixo os ramais do CDSA:

Novo DDR do CDSA - Campus Sumé / Prefixo 3353 / Número Chave 3353-1850

Valdir / Francisco

Braúlio / Fábio / Nunes / Nova

Coordenações - Tecnologia em Gestão Pública / Licenciatura em Ciências Sociais

Prof. Antônio Júnior / prof. Rozenval (Estrela)

Coordenação - Engenharia de Biotecnologia

Profa. Magnólia