UFCG inicia exames periódicos de saúde dos servidores na próxima segunda

Objetivo é atender à nova política de atenção à saúde do servidor do Governo Federal

Em obediência à nova política de atenção à saúde do servidor estabelecida pelo Governo Federal, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) iniciará na próxima segunda-feira, 26, a realização dos exames periódicos de saúde obrigatórios aos servidores, previstos no Decreto Nº 6.856 e na Portaria Normativa Nº 4 da Administração Pública Federal.

O objetivo é acompanhar melhor o estado de saúde do servidor, prevenindo doenças relacionadas ou não ao trabalho, identificando as condições laborais no setor público federal e traçando um perfil das doenças que mais acometem os servidores para que sejam desenvolvidas campanhas de prevenção e de minimização de riscos.

A regulamentação dos exames periódicos prevê que, conforme a faixa etária e que a cada um ou dois anos, seja feita a avaliação clínica e exames laboratoriais como hemograma, glicemia, urina, creatinina, colesterol e triglicérides, TGO e TGP e citologia oncótica (Papanicolau), este último exclusivo para mulheres.

Para os servidores a partir de 45 anos, será obrigatório o exame oftalmológico. Já para os que ultrapassaram a faixa dos 50 anos, será feita a pesquisa de sangue oculto nas fezes (para ambos os sexos), mamografia (para mulheres) e PSA (próstata, para os homens).

Os servidores que operam com raios-x ou substâncias radioativas serão submetidos a exames médicos complementares a cada seis meses. Já os expostos a produtos químicos serão submetidos a exames específicos determinados pelos ministérios da Saúde e do Trabalho.

Para atender à demanda de servidores, a universidade elaborou um cronograma de atendimento. Os atendimentos serão realizados em uma estrutura montada na sala de reuniões da Biblioteca Central, localizada no subsolo, próximo onde funcionou o LAEL.

Os primeiros a serem atendidos serão os servidores do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI). Para estes, o período para coleta de sangue e entrega do material (urina e fezes) será entre os dias 26 a 28 de abril. Cada servidor receberá, com antecedência, um kit contendo as solicitações individuais e depósitos para coleta do referido material.

O servidor deve comparecer ao local indicado em jejum, devendo, em seguida, tomar o café da manhã que será oferecido. Os exames são gratuitos e serão realizados pela rede credenciada da GEAP, proporcionando atendimento diferenciado visando otimizar o tempo e deslocamento do servidor.

O servidor que optar por não fazer os exames periódicos assinará um termo de responsabilidade proposto pela Coordenação Geral de Seguridade Social e Benefício do Servidor do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

1ª Semana

Dias 26, 27 e 28 (abril 2010) - Campus de Campina Grande

Horário: 7h às 11h30

Atendimento: Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI)

Dias 29 e 30 (abril 2010) - Campus de Sumé

Atendimento: servidores lotados no Campus

Local: Edifício Sede

2ª Semana

Dias 03,04, 05 e 06 (maio 2010) - Campus de Campina Grande

Horário: 7h às 11h30

Atendimento: Centro de Ciências e Tecnologia (CCT)

3ª Semana

Dias 10,11e 12 (maio 2010) - Campus de Campina Grande

Horário: 7h às 11h30

Atendimento: - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

Dias 13 e 14 (maio 2010) - Campus de Cuité

Atendimento: servidores lotados no Campus

Local: Edifico Sede

4ª Semana

Dias 17,18, 19 e 20 (maio 2010) - Campus de Campina Grande

Horário: 7h às 11h30

Atendimento: Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN)

5ª Semana

Dias 24, 25, 26, 27 e 28 (maio 2010) - Campus de Campina Grande

Horário: 7h às 11h30

Atendimento: Reitoria/ Centro de Humanidades (CH)

6ª Semana

Avaliação dos trabalhos:

Dias 01 e 02 (junho 2010) - Campus de Campina Grande

1. Levantamento dos atendimentos ocorridos,

2. Situações Excepcionais de servidores;

3. Emissão dos resultados dos exames e avaliações médicas;

4. Encaminhamentos.

7ª Semana

Dias 07, 08, 09,10 e 11 (junho 2010) - Campina Grande

Atendimento: HUAC Campina Grande

Local: Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC)

8ª Semana

Dias 14, 15, 16, 17 e 18 (junho 2010): campi de Cajazeiras, Patos, Pombal e Sousa

Horário: 7h às 11h30

Atendimento: servidores lotados em cada campus

Local: Edifico Sede

Avaliação dos trabalhos - dia 21 de junho 2010:

1. Levantamento dos atendimentos ocorridos,

2. Situações Excepcionais de servidores;

3. Emissão dos resultados dos exames e avaliações médicas;

4. Encaminhamentos.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 22/04/2010