Solenidade na UFCG marca a inauguração das novas instalações do LIEC

Investimentos permitirão o desenvolvimento de pesquisas de alta complexidade na área de petróleo e gás

“A Petrobras não seria o que é hoje sem a contribuição das instituições superiores de ensino, e a UFCG, dentre elas, é, sem dúvida, uma referência nacional e internacional”. A declaração foi feita na manhã desta sexta, 16, pelo consultor sênior da Petrobras, Mário Cesar Mello, durante a solenidade de inauguração das novas instalações do Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle (LIEC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento reuniu integrantes da Administração Central, dirigentes de centros de ensino e unidades acadêmicas, autoridades políticas e representantes de instituições parceiras.

O investimento no novo equipamento, da ordem de R$ 2,5 milhões, é fruto de convênios firmados entre a UFCG, Petrobras, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep).

Segundo Mello, parcerias deste tipo sempre trazem excelentes resultados. “Recursos humanos de qualidade e inovação”, resume, destacando a participação da instituição campinense em projetos conjuntos com sua empresa. “A UFCG está entre as dez universidades com maior número de projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria com a Petrobras”, afirmou.

Dizendo-se orgulhoso e lisonjeado com o destaque que a UFCG tem alcançado nos seus oito anos de criação, o reitor Thompson Mariz falou da importância do laboratório para manter a instituição em destaque nos cenários nacional e internacional. Criticando o pouco espaço que as universidades públicas têm na mídia nacional, indagou “quem formou os grandes pesquisadores da Embrapa, Petrobras e de outras grandes empresas que tanto orgulham o país?”.

Para o coordenador administrativo Departamento de Engenharia Elétrica, Antonio Marcus Nogueira, além de favorecer os alunos de pós-graduação da universidade, oferecendo ambiente adequado para o desenvolvimento de suas pesquisas e projetos, “a parceria também serviu para inserir a UFCG entre as universidades que desenvolvem as pesquisas mais avançadas na área de instrumentação eletrônica e controle”.

O laboratório, além dar suporte às pesquisas em andamento, oportunizará novos estudos e promoverá outros trabalhos científicos. “Sua instrumentalização o torna um dos mais bem equipados do país. Irá gerar novos grupos de pesquisa e interação com outras unidades acadêmicas e o setor industrial, ampliando até nossas parcerias com universidades do mundo inteiro”, afirmou o coordenador do LIEC, Péricles Rezende.

As mudanças realizadas no laboratório permitirão o desenvolvimento de pesquisas de alta complexidade, a exemplo do estudo de métodos e técnicas que contribuam para melhorar a confiabilidade dos Sistemas Instrumentados de Segurança das unidades da Petrobras, reduzindo a probabilidade de falhas e minimizando os riscos de acidentes.

“Sistemas Instrumentados de Segurança são essenciais na operação de instalações de petróleo e gás para prevenir a ocorrência de situações indesejadas quando da execução de procedimentos realizados automaticamente ou sob a interferência e operadores humanos”, explica Péricles.

(Kennyo Alex e Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 16/04/2010