Professor da UFCG lança livro com seleção de artigos científicos

Lançamento será neste sábado, 10, no auditório da Livraria Saraiva em Recife

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Marcelo Sampaio de Alencar, vai lançar neste sábado, dia 10, às 19h, no auditório da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, seu livro Divulgação Científica.

Segundo o autor, o livro traz uma seleção de artigos de divulgação científica, na área de comunicação, e temas afins, publicados na coluna Difusão que o mesmo mantém, desde 2000, no portal JC OnLine, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, de Pernambuco.

“O livro aborda ligações incomuns, entre comunicações e mitologia, relatividade ou biologia, assim como ligações perigosas entre o público e o privado, ou líderes sindicais e empresariais, a exemplo das polêmicas privatizações no setor”, declarou.

Ele ressaltou que além dos bandidos, livro também fala sobre os heróis da área de comunicações, tais como: o padre Landell de Moura, o Marechal Rondon, entre outros. “São 314 páginas de pura adrenalina, nas quais artigos densos e leves se alternam para mostrar como evolui o setor que mais afeta a vida das pessoas”, afirmou.

Parte da renda adquirida com a venda dos exemplares será destinada a três instituições assistenciais, são elas: Instituto dos Cegos de Campina Grande, Círculo do Coração e Em Cena Arte e Cidadania.

A apresentação do livro será feita pela jornalista Benira Maia, editora do JC OnLine. Para comemorar os dez anos de publicação da coluna do professor, haverá um show com Rodolfo Virgínio e Jessé Oliveira, músicos do Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, que tocam músicas do estilo MPB, clássico e popular.

Durante o evento, o professor Marcelo, que é Ph.D. pela University of Waterloo, Canada, fundador e presidente do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (Iecom) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), autor de vários livros na área de telecomunicações e profundo conhecedor e pesquisador do ramo da Televisão Digital, estará autografando os exemplares.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 09/04/2010