Programa de Pós-Graduação da UFCG apresenta primeira tese de doutorado

Apresentação ocorrerá no próximo dia 14 no auditório da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEMat) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irá promover na próxima quarta-feira, 14, a apresentação de sua primeira tese de doutorado. A apresentação acontecerá as 8h30min no Auditório de Caracterização, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais (UAEMA)

Conforme a Coordenadora do PPG-CEMat, professora Suédina Maria de Lima, o programa foi criado em 2004 e desde 2007 introduziu o curso de Doutorado em sua programação. A tese, intitulada Estudo de Composições de Argilas Organofílicas para Fluidos de Perfuração de Poços de Petróleo em Águas Ultraprofundas, foi concluída em 30 meses de estudo e é de autoria do aluno Francisco Kegenaldo Alves de Sousa, professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus de Sumé.

O trabalho foi orientado pelos professores Gelmires de Araújo Neves e Heber Carlos Ferreira e desenvolvida na UAEMA, com apoio da Empresa Oxiteno Indústria e Comércio LTDA. Durante a apresentação a referida empresa será representada pelo pesquisador Dr. Rafael Di Falco Cossiello, que também será um dos membros da banca examinadora.

Segundo os orientadores, o trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta nacional, evitando-se assim a importação de insumos organofilicos de elevado custo.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 09/04/2010