Ministério da Defesa oferecerá quadras esportivas às escolas

Escolas públicas de educação integral que participam do programa Mais Educação vão contar este ano com novas quadras para atividades esportivas. São 73 espaços oferecidos pelo Ministério da Defesa em unidades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica em municípios de 18 estados e no Distrito Federal.

De acordo com Leandro Fialho, coordenador-geral de ações educacionais complementares da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), a abertura das quadras é resultado de uma parceria entre os ministérios da Educação e da Defesa, que começou a ser discutida em 2009. Cada escola do Mais Educação, explica Fialho, receberá do MEC o contato do Ministério da Defesa no seu município para acertar detalhes da parceria local, formas de uso dos espaços e definição de dias e horários.

Os estados com maior número de quadras oferecidas pelo Ministério da Defesa são o Rio Grande do Sul com 14, Rio de Janeiro, 8, Pernambuco e Paraná com seis cada, Bahia e Pará com quatro cada.

Segundo o coordenador, os esportes escolares estão entre as atividades mais procuradas pelos estudantes, daí a importância das quadras. A estimativa da Secad é que, este ano, 2,1 milhões de alunos vão estudar em escolas públicas de educação integral. Estão habilitadas 10.042 escolas, sendo 9.907 do ensino fundamental e 135 do ensino nas 27 unidades da Federação.

O investimento do governo federal no programa Mais Educação em 2010 deve somar R$ 382 milhões. Os recursos saem dos cofres do Ministério da Educação direto para a caixa da escola. O repasse é em cota única, para ser aplicado durante dez meses de atividades. O valor do repasse é calculado de acordo com o número de alunos atendidos pelo programa.

(MEC)

Data: 08/04/2010