Professora representará a UFCG em evento internacional de Comunicação em Portugal

A pesquisa que será apresentada aborda a cobertura dos jornais paraibanos sobre a violência contra a mulher

No período de 18 a 22 de julho, a professora Sandra Raquew dos Santos Azevedo, da Unidade Acadêmica de Arte Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), participará do evento da Associação Internacional de Estudos de Comunicação Social, na cidade de Braga, Portugal. O encontro, que é apoiado pela UNESCO, é um dos maiores eventos científicos de pesquisadores em Comunicação e têm contribuído para fortalecimento das políticas públicas e da prática profissional na área de Comunicação e Mídia.

Na ocasião, a professora apresentará o trabalho “Violence Against Women in Jornalism: an analisys the media agenda-setting”, em que discute os resultados da pesquisa realizada sobre o Agendamento da Violência contra Mulheres pelos Jornais Impressos Paraibanos. A pesquisa analisa a cobertura dada ao fenômeno da violência contra mulheres na Paraíba pelos jornais impressos locais.

Segundo a pesquisadora, os resultados do trabalho revelam o Agendamento enquanto prática central de representação social da violência contra mulheres. “Isso repercute significativamente não só na discussão pública sobre os crimes contra mulheres, mas influi na agenda pública do Estado e de diferentes atores sociais no enfrentamento desta questão social”, afirma.

Para Sandra Raquew é muito importante para a UFCG a inclusão de um trabalho acadêmico num fórum tão relevante. “Isso é gratificante pois resulta no reconhecimento da qualidade das pesquisas realizadas em âmbito local e contribuiu para fortalecer a presença da instituição na agenda de pesquisas internacionais”, enfatiza.

Doutora em Sociologia, Sandra Raquew, atualmente é professora do curso de Comunicação Social da UFCG. Atualmente, ela lidera o Grupo de Pesquisa em Educomunicação e tem orientado e desenvolvido pesquisas sobre estudos culturais e de gênero, interface mídia-educação e cibercultura. É autora dos livros Cartografias: escritos sobre Mídia, Cultura e Sociedade e Gênero, rádio e educomunicação: caminhos entrelaçados, ambos pela Editora da UFPB. Participa também do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Mídias Locais (UMESP) e dos Grupos de Pesquisa sobre Gênero e Sexualidades (UFPB) e Jornalismo e Literatura (UEPB).

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 08/04/2010