UFCG inaugura Complexo Esportivo e lança programa de atividade física

Solenidade acontece sexta-feira no campus de Campina Grande

A importância da prática de atividades físicas como fator fundamental para a melhoria da qualidade de vida não é novidade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmam que 70% das doenças estão ligadas ao estilo de vida e que uma simples mudança de hábitos pode reduzir em até 50% os gastos com doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo.

Um grande passo no incentivo à prática de atividades físicas e promoção da saúde será dado na próxima sexta-feira, 9, com a inauguração, às 17h, da nova estrutura do Complexo Esportivo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Segundo o chefe do Setor de Esportes, Dione de Assis, o complexo possui grande variedade de aparelhos, tais como: ginásio poliesportivo, campo de futebol, mini campo de futebol society, campo de beach soccer, quadra de vôlei de areia, três pistas de caminhadas (225m, 435m e 580m) e a quadra de tênis, mais recente aparelho construído. Além disso, existe uma área de apoio onde estão dispostos vestiários e sanitários. “A grande novidade dessa inauguração é a quadra de tênis e o projeto de iluminação do complexo”, declarou.

O início da solenidade se dará pelo descerramento da placa de inauguração do Complexo Esportivo, a ser feito pelo reitor Thompson Mariz. Durante o evento, todos os equipamentos do complexo estarão sendo utilizados por equipes de atletas, inclusive o campo de futebol, que sediará a primeira partida da série A, do XI Torneio de Futebol da UFCG.

Durante a inauguração, também será lançado o programa Portal Saúde UFCG, cuja finalidade é oferecer à comunidade uma opção de vida mais saudável, através do incentivo e divulgação dos benefícios da prática da caminhada, como também incentivo ao exercício de outras atividades físicas e de lazer.

O programa é destinado ao público da universidade e às pessoas da comunidade em geral. O horário de funcionamento será das 6h às 8h e das 16h às 18h. Nesse período, profissionais da área de Educação Física estarão acompanhando e orientando o público. “Para participar, as pessoas deverão se submeter a um cadastramento e apresentar a devida autorização médica”, explicou Dione, que, na condição de graduado em Educação Física, sempre orienta as pessoas a aproveitarem um tempo do seu dia para praticarem exercícios físicos, “pois os benefícios são garantidos”.

Sobre a utilização dos equipamentos do Complexo Esportivo, ele disse que a cada seis meses é feito um agendamento, no qual é reservado um horário, em cada equipamento, para os alunos desportistas de cada curso da universidade, como também para os funcionários.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 06/04/2010