Comitê avalia 170 projetos de extensão na UFCG

Probex oferece 135 bolsas de R$ 250 pelo período de oito meses

Partindo do princípio que a atividade de extensão é o elo de ligação entre a universidade e a sociedade, o Comitê de Assessor de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está reunido desde da última segunda-feira, 29, avaliando 170 projetos a serem contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Probex) da instituição neste ano.

Segundo o coordenador de extensão, José Luiz Ferreira, o trabalho de avaliação conta com a participação de representantes de oito centros, dos 11 existentes na universidade, além de professores convidados, em decorrência de serem pesquisadores e estudiosos de determinadas temáticas exploradas nos projetos.

Ele afirmou que a prioridade do comitê é valorizar a atividade de extensão dentro da universidade. Deste modo, para ser selecionado o projeto deve priorizar as ações de extensão e viabilizar a participação da comunidade na relação com a universidade, ou seja, o projeto deve ter articulação com a demanda social e promover o diálogo de saberes dentro dessa relação.

“Este ano, estamos com um aumento no número de projetos devido ao surgimento de novos campi, centros e cursos dentro da UFCG, a exemplo do campus de Sumé, criado recentemente e que participa pela primeira vez, já com a apresentação de sete projetos”, destacou.

Ano passado, o Probex dispunha de 90 bolsas. Para este ano, serão oferecidas 135 bolsas aos alunos que irão desenvolver os projetos selecionados. Eles receberão R$ 250 mensais durante oito meses, período de execução dos projetos.

Entre os 170 projetos em avaliação, 30 são provenientes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) do campus Campina Grande e 29 do Centro de Educação e Saúde (CES), do campus de Cuité.

“A veia de extensão da UFCG está ligada as áreas de educação, da saúde e do direito. A novidade deste ano é o grande volume de projetos direcionados a temática do meio ambiente, outra área bem representada no processo de avaliação do Probex”, declarou Ferreira.

Para o professor, a realização dos projetos de extensão é de fundamental importância para a atividade acadêmica em geral, pois além de proporcionar a inter-relação da universidade com a sociedade, favorece formação acadêmica do aluno e o aprimoramento do professor.

O trabalho de avaliação do Comitê de Assessor de Extensão está sendo realizado no campus de Campina Grande e segue até esta quarta-feira, 31. A previsão é que na próxima semana seja divulgada a relação dos projetos contemplados.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 30/03/2010