Instituições podem apresentar planos para cursos de formação

Instituições públicas de ensino superior já podem organizar a oferta de cursos de formação continuada a professores da educação básica. Para isso, podem consultar a lista de docentes pré-inscritos, por estado, na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. A lista mostra o número de educadores que desejam participar dos cursos, em cada área do conhecimento.

O Ministério da Educação recebe, até a próxima segunda-feira, 29, propostas das instituições de ensino superior públicas para a oferta de cursos de formação continuada, nas modalidades presencial e semipresencial. A análise das propostas será feita entre os dias 5 e 9 de abril.

A ação faz parte do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Podem apresentar projetos as universidades federais e estaduais que desenvolvam atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas especificadas no edital e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia que ofereçam cursos de licenciatura.

O objetivo, além de ampliar a rede de instituições que atuam na formação de docentes, é promover uma articulação entre elas e as escolas públicas de educação básica, para assegurar o direito de crianças, jovens e adultos a uma educação de qualidade. A partir do envio de projetos pelas instituições, também será possível associar a pesquisa e a produção acadêmica à formação de professores, com a finalidade de contribuir para a melhoria do aprendizado dos estudantes. Veja o edital publicado em fevereiro.

(Capes)

Data: 25/03/2010