topo_cabecalho
UFCG vai enviar equipe técnica ao Haiti

Missão dos pesquisadores será ministrar cursos de capacitação em tratamento e purificação de água

 

Como parte da ajuda humanitária brasileira ao Haiti - arrasado por um terremoto de 7 graus na Escala Richter, em 12 de janeiro deste ano – a Agência Nacional de Águas (ANA) convidou o Laboratório de Dessalinização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para participar de um programa de cooperação técnica, ministrando cursos de capacitação em tratamento e purificação de água, atendendo à população das áreas afetadas pela catástrofe.

 

O plano de trabalho foi elaborado e encaminhado à ANA nesta quarta-feira, 24, pelo coordenador do Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes), professor Kepler França. “A UFCG contribuindo com sua tecnologia para restauração de um país combalido em sua infraestrutura e com índice de pobreza exorbitante, onde outros organismos mundial de ajuda solidária se engajam – repercutindo nossos estudos -, além do reconhecimento científico, traz orgulho pela participação social”, comentou o pesquisador.

 

A expectativa da UFCG é quanto ao cronograma de atividades que será desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e quando os professores e técnicos embarcarão em missão ao Haiti.

 

Mídia nacional

 

Kepler França foi um dos cientistas consultados pela revista Isto É em reportagem, publicada na edição desta semana, sobre soluções tecnológicas capazes de reverter o quadro de escassez mundial de água, “um dos desafios mais importantes da ciência atualmente” e que aponta a dessalinização como um caminho óbvio.

 

A matéria, Nosso bem mais precioso, em quatro páginas, faz uma reflexão e manifesto para “não chegarmos à metade deste século com 5,5 bilhões de pessoas sedentas”, discorrendo sobre o combate ao desperdício, as novas tecnologias e mudança na relação homem/água.

 

Veja a matéria.

 

Labdes

 

Vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia Química, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), o Laboratório de Referência em Dessalinização foi criado pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente para coordenar tecnicamente o Programa Nacional de Dessalinização.

 

Seus pesquisadores já implantaram sistemas de dessalinização via osmose inversa em vários lugares, a exemplo de Fernando de Noronha e da ilha de Cabo Verde, na costa africana. Há cerca de dois anos, garantiram o suprimento de água potável aos cerca de 700 moradores da Vila de Sucuriju, no extremo leste do Amapá. “Os habitantes da comunidade estavam ameaçados com a falta de água potável devido às alterações do nível das marés, que tornaram salobras as águas do rio que banha a localidade”, explicou o pesquisador.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 24/03/2010