topo_cabecalho
Parceria com a França estimula doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga hoje, 22, edital do programa Capes-Cofecub, que tem como objetivo o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior (IES) do Brasil e da França e a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. Os projetos conjuntos de pesquisa selecionados terão início em março de 2011 e deverão conter planejamento de atividades com duração máxima de quatro anos.

 

Candidaturas


Para participar da seleção, a proposta deve conter previsão de formação de recursos humanos nas modalidades doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral. Também deve estar vinculada a um programa de doutorado avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7. A equipe do projeto deve ser composta de, no mínimo, quatro doutores, sendo a coordenação brasileira exercida por docente brasileiro com título de doutor obtido há pelo menos cinco anos. A apresentação da proposta deve ser efetuada simultaneamente pelas equipes brasileira e francesa à Capes e ao Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), respectivamente, e prever a mobilidade docente de ambas as equipes.

 

As inscrições estão abertas até o dia 12 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet, mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no site da Capes. Ao formulário de inscrição deverão ser anexados eletronicamente, os documentos discriminados no edital. A proposta em francês deverá ser encaminhada para o endereço disponível no site do Cofecub.

 

A seleção será feita em quatro fases: verificação da consistência documental, análise de mérito, priorização das propostas e reunião conjunta. A divulgação dos resultados está prevista para novembro deste ano.

 

Propostas contempladas


Entre os benefícios aos projetos selecionados estão financiamento de missões de trabalho e estudo e recursos de custeio à equipe brasileira, no valor de R$ 10 mil anual, que devem ser utilizados conforme previsto no Manual de Concessão de Prestação de Contas de Auxílio Financeiro a Pesquisador.

 

Mais informações pelos e-mails cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (Capes), cofecub@univ-paris13.fr Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (Cofecub) ou pelo telefone (61) 2022-6657.

 

(Capes)


Data: 23/03/2010