topo_cabecalho
Turismo sustentável em Cabaceiras é tema de pesquisa na UFCG

Visitantes são atraídos pelas belezas naturais, como os lajedos do Bravo e de Pai Mateus

 

Analisar a transformação e melhoria socioeconômica na vida das pessoas através da prática do turismo sustentável em Cabaceiras. Esse foi um dos objetivos da dissertação de mestrado que será apresentada pelo jornalista Romero Rodrigues nesta terça, 23, às 10h, na Biblioteca Central da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

O trabalho, que tem como título Turismo: conservação ambiental e fortalecimento econômico no município de Cabaceiras, é resultado do mestrado em Recursos Naturais, da UFCG, sob orientação do professor doutor Ênio Pereira de Souza.

 

Na pesquisa, verificou-se que a população local se adaptou bem às transformações ocorridas na cidade através do turismo sustentável. Num universo de 100 pessoas pesquisadas, 80% aprovam as estratégias de turismo realizadas no município, tendo sido detectado um aumento de 1 a 3 salários mínimos na renda das famílias que trabalham diretamente com o turismo.

 

Além da população, os turistas também foram questionados sobre os atrativos que os levaram a conhecer Cabaceiras. As belezas naturais do município, como os lajedos do Bravo e de Pai Mateus, ficaram com 92% da preferência, seguidas do artesanato (4%), cultura (2%) e gastronomia (2%).

 

A pesquisa também traçou o perfil dos visitantes. Em sua maioria, são pessoas com renda acima de 5 salários mínimos e provenientes dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de janeiro e São Paulo, além do turistas de outros países, como a Inglaterra, França e Portugal.

 

Para o pesquisador e jornalista Romero Rodrigues, outras cidades podem seguir o exemplo de Cabaceiras e investir no turismo sustentável. “Para lucrar com o turismo é preciso investir em capacitação, profissionalizar garçons, recepcionistas, guias, melhorar a infraestrutura das cidades, bem como as estradas e investir em divulgação. O resultado é melhoria da renda e qualidade de vida das pessoas”, afirma.

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


Data: 22/03/2010