Abertos editais para pesquisa em cooperação internacional em duas áreas

Selecionar projetos em matemática para cooperação entre França e Brasil conjuntamente com representantes da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai. Este é o objetivo do novo edital do Programa MATH AMSUD/Capes, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O intuito é incentivar e reforçar a colaboração e a formação de redes em pesquisa e desenvolvimento em matemática, por meio da apresentação de projetos conjuntos. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de maio.

Os projetos de pesquisa devem conter um componente regional entre a França e pelo menos dois países sul-americanos associados. Está explicito o interesse em favorecer na América do Sul a sinergia com outros programas regionais e multilaterais da matemática, em particular com a União Européia além de assegurar a continuidade das redes de cooperação científica com a participação de jovens pesquisadores. Saiba mais sobre o MATH AMSUD.

Ciência da informação

O segundo é o novo edital do Programa STIC AMSUD/Capes, que tem como objetivo selecionar projetos de pesquisas em ciência e tecnologia da informação e da comunicação entre França e América do Sul. As inscrições também podem ser feitas até o dia 15 de maio.

O edital busca o desenvolvimento de instrumentos que facilitem o intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores e o compartilhamento de resultados de pesquisa. Serão selecionados para financiamento projetos conjuntos de pesquisa que tenham em sua dimensão o potencial de inovação e de transferência tecnológica entre os países envolvidos. Também pelo edital serão favorecidas as parcerias com outros programas regionais e multilaterais na área; e a participação de jovens pesquisadores para assegurar a continuidade das redes.

Todos os temas relevantes no âmbito das áreas de ciências e tecnologias da informação e comunicação (STIC, sigla em inglês) são de interesse da chamada.

A proposta deverá ser submetida por um pesquisador brasileiro à Capes, sendo que o grupo de pesquisa deverá estar associado a, no mínimo, uma equipe francesa e uma sul-americana, que apresentarão simultaneamente suas propostas às contrapartes estrangeiras envolvidas no programa. Saiba mais sobre o STIC AMSUD.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 2022-6657 e (61) 2022-6675.

(Capes)

Data: 18/03/2010